38 km/l: Piloto campeão de rali quebra recorde mundial ao rodar 2.831 km com um único tanque de diesel

piloto rali recorde tanque diesel (1)
piloto rali recorde tanque diesel (1)

Enquanto o mundo inteiro foca nos carros elétricos e suas autonomias crescentes, um piloto polonês resolveu desafiar os limites da eficiência… com um carro a diesel.

Miko Marczyk, atual campeão europeu de rali, entrou para o Guinness World Records ao dirigir 2.831 km (1.759 milhas) com um único tanque de combustível em um Skoda Superb 2.0 TDI, modelo vendido na Europa com motor turbodiesel.

A marca foi registrada entre os dias 5 e 7 de março de 2025, em uma jornada que começou em Łódź, na Polônia, passou por Alemanha, França, Países Baixos e Bélgica, e terminou de volta ao ponto de partida.

E não, não foi usado nenhum tanque extra escondido.

Veja também

piloto rali recorde tanque diesel (2)
piloto rali recorde tanque diesel (2)

O carro tinha o tanque original de 66 litros (17,4 galões), e a única modificação relevante foi a instalação de pneus de baixa resistência e molas esportivas que rebaixaram o veículo em cerca de 1,5 cm, reduzindo o arrasto aerodinâmico.

Com isso, Marczyk atingiu a média impressionante de 90,1 milhas por galão, o equivalente a 38,3 km/l, praticamente o dobro do consumo oficial do modelo segundo o ciclo WLTP europeu.

O feito exigiu muito mais do que apenas um carro eficiente: foi necessário planejamento meticuloso, condução de alta precisão e técnicas extremas de economia de combustível, como o “hypermiling”.

Durante toda a viagem, um carro de apoio ia à frente passando informações sobre relevo, tráfego e até pequenas inclinações que poderiam ajudar a desacelerar o Skoda naturalmente, sem uso do freio.

piloto rali recorde tanque diesel (3)
piloto rali recorde tanque diesel (3)

Nada de pisar fundo: a velocidade máxima durante o trajeto foi de cerca de 80 km/h, e o carro rodou quase sempre em modo Eco, mantendo distância de outros veículos, mas ainda se beneficiando do vácuo de caminhões para reduzir a resistência do ar.

Marczyk manteve a pressão dos pneus dentro das recomendações de fábrica e evitou manobras bruscas — tudo para extrair o máximo de eficiência de um sedã que, à primeira vista, não parece nada de outro mundo.

O recorde ainda reforça que tecnologia e direção consciente podem andar juntas, e que, mesmo com a eletrificação ganhando força, os motores a combustão ainda têm muito o que mostrar em termos de eficiência em longas distâncias.

E o mais curioso? O próprio piloto acredita que pode ir além. Ele afirmou que o frio na Alemanha e alguns trechos com subidas atrapalharam o rendimento.

Segundo ele, com condições ideais, é possível alcançar os 3.000 km com um único tanque.

No fim das contas, o que parecia impossível para um carro a combustão em tempos de elétricos virou realidade — e ainda por cima com um carro de rua, sem truques.

Seja nos ralis ou na arte de economizar combustível, Miko Marczyk provou que pilotar com precisão é o que faz a verdadeira diferença.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.