51 recalls só este ano: Milhares de carros da Ford vão passar por dois recalls, por causa de erros de funcionários da linha de montagem

Ranger Limited (8)
Ranger Limited (8)

Os recalls da Ford continuam se acumulando, e agora mais dois foram anunciados, atingindo os modelos Bronco e Ranger. Ao todo, 2.048 veículos estão envolvidos por conta de problemas com parafusos soltos ou ausentes e um defeito no sistema de trava de segurança infantil.

O primeiro caso é uma ampliação de um recall já conhecido.

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) identificou que 2.002 unidades do Ford Bronco 2024 podem apresentar uma falha grave : a porta traseira do lado esquerdo pode ser aberta por dentro mesmo com a trava de segurança infantil ativada.

O problema surgiu após uma alteração no processo de fabricação, feita para melhorar o alinhamento das portas.

No entanto, essa mudança acabou deslocando a posição do reforço do fecho da porta traseira esquerda.

novo bronco argentina 1
novo bronco argentina 1

Com isso, mesmo com a trava infantil acionada, o puxador interno da porta pode alcançar a alavanca de acoplamento da trava e abrir a porta — algo que simplesmente não deveria ser possível.

Vale lembrar que esse defeito já havia motivado um recall em 2024, que envolveu 9.847 veículos. Porém, milhares de unidades ficaram de fora da campanha por um erro de um funcionário da própria Ford.

Agora, a montadora está corrigindo essa falha administrativa e pretende inspecionar todas as unidades afetadas, substituindo o mecanismo de travamento das portas traseiras quando necessário.

O segundo recall atinge 46 unidades dos modelos Bronco e Ranger 2025.

bronco barbie 3
bronco barbie 3

Nesse caso, a situação é ainda mais preocupante: parafusos que fixam o banco do motorista à carroceria podem estar soltos ou simplesmente não foram instalados.

Em caso de colisão, isso eleva consideravelmente o risco de ferimentos aos ocupantes.

A falha foi atribuída a descuidos no Centro de Modificação da Ford em Michigan, onde os técnicos não seguiram corretamente o procedimento de substituição das peças e deixaram de verificar se os bancos estavam fixados com os parafusos traseiros devidamente apertados.

O problema veio à tona após um concessionário identificar que um Ranger 2025 estava sem dois parafusos, o que fazia o banco do motorista balançar de um lado para o outro durante a condução.

A solução, felizmente, é simples: a Ford vai inspecionar todos os veículos afetados e corrigir o torque dos parafusos ou instalar os que estiverem faltando.

Até o momento, a montadora afirma não ter registrado acidentes ou ferimentos causados por essas falhas, mas o caso evidencia mais uma vez como lapsos internos — sejam técnicos ou administrativos — continuam a gerar dor de cabeça para a Ford.

E, como se não bastasse, esse já é o 51º recall da marca em 2025, muitos deles anunciados antes mesmo dos veículos chegarem às mãos dos clientes.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.