
Com preços que começam abaixo de US$ 10 mil na China, o compacto elétrico Seagull, vendido como Dolphin Mini no Brasil, está se firmando como o principal trunfo da BYD em sua estratégia de expansão global.
O modelo vendeu mais de 55 mil unidades apenas no mês de abril, tornando-se o carro elétrico mais vendido da marca chinesa no período.
A proposta do Seagull é simples e poderosa: oferecer um EV urbano, eficiente e acessível, sem abrir mão de tecnologia e estilo.
Parte das famílias Ocean e Dynasty, o Seagull é responsável por uma fatia significativa das vendas da BYD, que atingiram 380.089 veículos de energia limpa (entre elétricos e híbridos plug-in) em abril — um crescimento de 21% em relação ao mesmo mês de 2024.

Pela primeira vez em mais de um ano, os carros 100% elétricos superaram os híbridos da marca. Foram 195.740 EVs entregues, número impulsionado em grande parte pelo sucesso do pequeno Seagull.
As dimensões compactas do carro — apenas 3,78 metros de comprimento e 1,54 metro de altura — o tornam perfeito para o uso urbano, mas não comprometem sua autonomia.
A versão básica, equipada com uma bateria de 30,08 kWh, oferece alcance de até 305 km pelo ciclo CLTC.
Já a versão mais completa, chamada Flying, vem com uma bateria de 38,88 kWh e promete até 405 km de autonomia. Na China, os preços variam entre 69.800 e 85.800 yuans (algo entre US$ 9.700 e US$ 12.000, o que dá entre R$ 54.900 e R$ 67.900).

Além do desempenho doméstico, o Seagull também está ajudando a alavancar as vendas internacionais da BYD.
A empresa registrou um recorde histórico em abril, com 79.089 unidades exportadas — o quinto mês consecutivo de crescimento no mercado externo.
No acumulado do ano até abril, a montadora já vendeu mais de 285 mil carros fora da China, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.
O modelo já está à venda em países como México, Colômbia, Filipinas e Brasil, sob o nome Dolphin Mini.

Na Europa, ele será lançado como Dolphin Surf ainda em 2025, com preço inicial estimado abaixo das 20 mil libras esterlinas (cerca de US$ 26 mil).
Apesar de não ser fabricado localmente, analistas da S&P Global Mobility acreditam que sua estratégia agressiva de preço garantirá competitividade mesmo diante das tarifas aplicadas pela União Europeia aos veículos chineses.
Assinado por Wolfgang Egger — ex-designer da Audi e Lamborghini — o Seagull também conquistou o público chinês com seu visual ousado, a ponto de ser apelidado de “Mini Lamborghini”.
Mais do que um carro barato, o modelo está se tornando um símbolo de mobilidade acessível e moderna, e deve seguir como um dos pilares da expansão da BYD na Europa e em outros mercados emergentes.

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