800 volts: a tecnologia que está deixando os carros elétricos mais rápidos, leves e eficientes

Com o avanço das tecnologias nos veículos elétricos, a próxima grande revolução não está nos motores ou baterias — está na voltagem.

A arquitetura de 800 volts promete transformar a forma como carregamos, dirigimos e fabricamos EVs, embora o custo ainda seja um obstáculo.

A indústria automotiva mudou muito desde que o Nissan Leaf chegou ao mercado em 2010 com seus modestos 107 cv e 117 km de alcance.

Veja também

Hoje, temos modelos elétricos com mais de 1.000 cv e autonomia que passa dos 600 km.

Um dos fatores mais importantes por trás dessa evolução é a mudança de arquitetura elétrica: dos tradicionais 400 volts para os promissores 800 volts.

audi e tron gt 2025 1
audi e tron gt 2025 1

Por que 800 volts importa tanto?

A explicação é técnica, mas simples: quanto maior a voltagem, menor a corrente (amperagem) necessária para alcançar a mesma potência.

Isso reduz perdas de energia, gera menos calor e permite usar cabos mais finos e leves — o que, por sua vez, melhora o desempenho e a eficiência do carro como um todo.

Além disso, os carros com sistema de 800V conseguem carregar muito mais rápido.

Em vez de passar 30 a 40 minutos no carregador, o tempo pode cair pela metade — algo fundamental para a popularização dos EVs.

kia ev6 (2)
kia ev6 (2)

Então por que todos os carros elétricos não usam 800V?

Porque custa caro.

A tecnologia de 400V é mais antiga, consolidada e barata. Componentes como inversores, baterias e sistemas de refrigeração ainda são mais acessíveis nessa faixa.

Para a maioria dos consumidores — especialmente com o fim dos incentivos fiscais para EVs nos EUA —, pagar mais por um 800V pode não valer a pena no curto prazo.

Quem já entrou nessa?

Marcas como Porsche (Taycan), Audi (e-Tron GT), Kia (EV6) e Hyundai (Ioniq 5) já usam 800 volts.

A Rimac foi pioneira com o hipercarro Nevera, com quase 2.000 cv.

Agora, montadoras como BMW, Mercedes e Volvo também estão embarcando nessa com suas novas gerações de veículos.

A expectativa é que, conforme a tecnologia se popularize, os custos caiam.

Mas, até lá, os EVs com 800V devem permanecer no topo da cadeia alimentar — mais eficientes, mais rápidos, mas também mais caros.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.