
O mercado de motorhomes está aquecido, e com ele surgem soluções cada vez mais inusitadas.
A mais recente vem da Stellantis, grupo responsável pela Fiat, Citroën, Peugeot e outras marcas, que apresentou uma versão curiosa da Fiat Ducato chamada de Back2Back.
Ela é uma van com duas cabines dianteiras unidas, que à primeira vista parece um erro de fábrica.
Mas não é. Essa montagem aparentemente bizarra tem um propósito bastante prático: facilitar o transporte das cabines até os clientes especializados em transformar vans em motorhomes.
Veja também
A versão Back2Back junta duas metades dianteiras da Ducato em um só veículo para reduzir custos e agilizar a logística.

Apesar de estarem fisicamente ligadas, cada metade da van possui seu próprio conjunto mecânico, com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e câmbio automático de oito marchas.
Como a parte traseira não está presente, normalmente essas cabines precisariam ser transportadas em carretas. Ao serem unidas, podem “se mover sozinhas”, o que reduz a complexidade do transporte — uma delas traciona enquanto a outra permanece em neutro.
Outro detalhe curioso é que as duas metades não precisam ser idênticas. É possível encontrar versões Back2Back com uma cabine branca com rodas de aço, e a outra prateada com rodas de liga leve.
Ambas, no entanto, são equipadas com pneus de mesmo tamanho e características semelhantes.
Assim que chegam ao destino, as duas metades são separadas novamente e acopladas a um chassi especial da AL-KO, desenvolvido com suspensão por barra de torção e piso plano — ideal para transformações elaboradas em casas sobre rodas.

Essa base suporta até 4,4 toneladas, o que garante capacidade de carga generosa e flexibilidade para os projetos de camperização.
A Fiat Ducato, aliás, domina o segmento: somente na Alemanha, já serve de base para mais de 427 mil motorhomes, representando 42,6% do mercado.
Entre os equipamentos de série estão direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, espelhos aquecidos, piloto automático, e entradas USB.
Para quem opta por conforto extra, há opcionais como volante em couro, bancos giratórios estilo “Captain Chair” e sistema multimídia com tela sensível ao toque.
A curiosa versão Back2Back será uma das atrações da Caravan Salon 2025, uma das maiores feiras de motorhomes do mundo, que acontece em Düsseldorf entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro.
Além da Fiat Ducato, outras vans do grupo Stellantis também oferecem a configuração “duas-cabeças”, como a Citroën Jumper e a Peugeot Boxer.
Modelos como Opel Movano, Toyota ProAce Max, Iveco Super Jolly e Ram ProMaster também fazem parte da grande família, mas com disponibilidade variando conforme o mercado.
No fim das contas, a ideia pode parecer excêntrica, mas mostra como a indústria de veículos recreativos tem apostado em soluções criativas para atender à crescente demanda por mobilidade, aventura e conforto.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias