A Fiat Ducato com duas frentes e dois motores é real: veja por que essa van esquisita existe

ducato back to back (1)
ducato back to back (1)

O mercado de motorhomes está aquecido, e com ele surgem soluções cada vez mais inusitadas.

A mais recente vem da Stellantis, grupo responsável pela Fiat, Citroën, Peugeot e outras marcas, que apresentou uma versão curiosa da Fiat Ducato chamada de Back2Back.

Ela é uma van com duas cabines dianteiras unidas, que à primeira vista parece um erro de fábrica.

Mas não é. Essa montagem aparentemente bizarra tem um propósito bastante prático: facilitar o transporte das cabines até os clientes especializados em transformar vans em motorhomes.

Veja também

A versão Back2Back junta duas metades dianteiras da Ducato em um só veículo para reduzir custos e agilizar a logística.

ducato back to back (2)
ducato back to back (2)

Apesar de estarem fisicamente ligadas, cada metade da van possui seu próprio conjunto mecânico, com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e câmbio automático de oito marchas.

Como a parte traseira não está presente, normalmente essas cabines precisariam ser transportadas em carretas. Ao serem unidas, podem “se mover sozinhas”, o que reduz a complexidade do transporte — uma delas traciona enquanto a outra permanece em neutro.

Outro detalhe curioso é que as duas metades não precisam ser idênticas. É possível encontrar versões Back2Back com uma cabine branca com rodas de aço, e a outra prateada com rodas de liga leve.

Ambas, no entanto, são equipadas com pneus de mesmo tamanho e características semelhantes.

Assim que chegam ao destino, as duas metades são separadas novamente e acopladas a um chassi especial da AL-KO, desenvolvido com suspensão por barra de torção e piso plano — ideal para transformações elaboradas em casas sobre rodas.

ducato back to back (3)
ducato back to back (3)

Essa base suporta até 4,4 toneladas, o que garante capacidade de carga generosa e flexibilidade para os projetos de camperização.

A Fiat Ducato, aliás, domina o segmento: somente na Alemanha, já serve de base para mais de 427 mil motorhomes, representando 42,6% do mercado.

Entre os equipamentos de série estão direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, espelhos aquecidos, piloto automático, e entradas USB.

Para quem opta por conforto extra, há opcionais como volante em couro, bancos giratórios estilo “Captain Chair” e sistema multimídia com tela sensível ao toque.

A curiosa versão Back2Back será uma das atrações da Caravan Salon 2025, uma das maiores feiras de motorhomes do mundo, que acontece em Düsseldorf entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro.

Além da Fiat Ducato, outras vans do grupo Stellantis também oferecem a configuração “duas-cabeças”, como a Citroën Jumper e a Peugeot Boxer.

Modelos como Opel Movano, Toyota ProAce Max, Iveco Super Jolly e Ram ProMaster também fazem parte da grande família, mas com disponibilidade variando conforme o mercado.

No fim das contas, a ideia pode parecer excêntrica, mas mostra como a indústria de veículos recreativos tem apostado em soluções criativas para atender à crescente demanda por mobilidade, aventura e conforto.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.