Você certamente já ouviu falar dos sistemas chamados de head-up display, ou HUD, que tem uma tela embutida no painel, que reflete informações importantes para o motorista no parabrisa, logo à sua frente.
Isso ajuda a evitar que o mesmo tenha que tirar os olhos do caminho, para verificar informações no quadro de instrumentos ou na central multimídia.
Definitivamente, não se trata de uma tecnologia muito recente, já que os primeiros displays do tipo foram criados na década de 1940, equipando aviões militares.
E, por sua vez, eles eram apenas uma evolução das miras refletoras, já usadas nos aviões de guerra até mesmo antes da Segunda Guerra Mundial.
O primeiro uso de head-up displays em carros aconteceu no ano de 1988, onde ao mesmo tempo o Nissan Silvia S13 recebeu o equipamento no mercado japonês, e a General Motors fez o mesmo com seus modelos Oldsmobile Cutlass Supreme.
Veja o sistema do Oldsmobile abaixo:
Parece que a tecnologia dos HUDs ficou um bom tempo sem evoluções, mas isso parece que estar bem perto de acabar, graças à Ford.
A empresa mostrou na semana passada, um protótipo, na conferência Vehicle Display and Interface Conference, feito pelas empresas Ceres Holographics, Eastman e Carlex.
Se trata de um display holográfico, mostrando como o filme HoloFlekt pode ser integrado nos parabrisas de veículos para criar um display transparente bem maior, mostrando muito mais informação do que estamos acostumados.
O benefício deste novo sistema é que a sua tecnologia consegue entregar muito mais clareza nas informações apresentadas, bem perto da linha de visão do motorista, evitando que ele tenha que baixar a cabeça para ver os dados no painel de instrumentos.
Uma motivação parecida inspirou o conceito por trás do sistema BMW Panoramic Vision, um tipo mais fino de head-up display que estará disponível na linha toda da marca em 2025.
Janice Tardiff, especialista técnica da Ford, comenta que a tecnologia já está completa, e que a aplicação do filme em todo o parabrisa não deverá ter maiores problemas para ser feita em carros de série da Ford.
A única coisa que falta para a Ford definir é em que modelos o sistema inovador será lançado primeiro, e quando isso acontecerá.
Outras empresas também estão se mexendo nesse sentido. A Volvo criou uma ideia similar, que cobre o vidro todo, graças a uma tecnologia feita pela empresa Spectralics.
E a Ferrari patenteou um sistema que coloca sugestões de pilotagem no parabrisa, como se você estivesse em um videogame.
O CEO da Ceres Holographics, Andy Travers, comentou que sua empresa tem a confiança de que a tecnologia alcançou um estado de produto final, só restando à Ford decidir mesmo onde fará a estreia do novo sistema.
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