A Kombi 1.6 (a ar) movida a álcool chegava ao mercado em 1982

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Em março de 1982, foi noticiado por revistas automotivas que a Kombi 1.6 refrigerada a ar com dupla carburação estava ganhando a opção de motor a álcool hidratado.

O conjunto era menos sofisticado que o da Kombi diesel, que tinha ganhado refrigeração a água no ano anterior, 1981, recebendo o grande radiador preto na dianteira.

Com dupla carburação, esse motor tinha um sistema de refrigeração redimensionado, e um novo conjunto formado pelos filtros de ar, carburadores e coletor de admissão.

Este permitia o fornecimento da mistura ar-combustível em proporção mais adequada, além de favorecer o aquecimento mais rápido do motor.

Os filtros de ar eram do tipo “heavy duty”, ou seja, de serviço pesado, ciclonados e independentes para cada carburador.

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Eles também tinham válvulas controladoras de ar quente na admissão, cujo volume varia de acordo com as necessidades de trabalho do motor.

A potência máxima da Kombi com este motor 1.6 a álcool era de 56 cavalos a 4.400 rotações, com torque máximo de 11,3 kgfm a 2.600 giros.

A taxa de compressão era de 10,0:1, o que mostra a concepção antiga desta motorização.

Nos anos anteriores, a Kombi tinha recebido poucas novidades, como sempre foi padrão na linha da “velha senhora”.

Em 1979, foram mudados apenas alguns detalhes, como a adoção de um novo sistema de aquecimento da cabine como opcional, bem como uma nova chave de ignição e novas manivelas internas dos vidros.

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Em 1981, as novidades foram maiores, com a introdução da Kombi diesel e da Kombi cabine dupla. Também chegou ao mercado a refrigeração a água.

Para o ano de 1982, da Kombi a álcool que falamos acima, a única novidade foi a pintura dos parachoques na cor preta.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X