A Lamborghini tem uma verdade desagradável para quem gosta de EVs

lamborghini temerario 1
lamborghini temerario 1

A Lamborghini acaba de dar um passo atrás em sua caminhada rumo à eletrificação total — e o motivo é simples: os clientes não querem.

Depois de anos promovendo conceitos e promessas de veículos 100% elétricos, a marca italiana reconheceu que seus consumidores de alto padrão ainda preferem a emoção visceral dos motores a combustão, mesmo que em formato híbrido.

A revelação veio do próprio CEO da marca, Stephan Winkelmann, em entrevista à revista britânica Autocar . Ao comentar os planos para o futuro da Lamborghini , ele deixou claro que o SUV Urus de nova geração não será totalmente elétrico, como muitos esperavam.

Em vez disso, o modelo ganhará uma nova geração como híbrido plug-in, o que, segundo ele, “vai agradar muito aos clientes”.

lamborghini vaga deficiente (2)
lamborghini vaga deficiente (2)

A mudança de rota confirma o que Ferrari e Lotus já perceberam: o público desse segmento ainda não se encantou com a ideia dos superesportivos silenciosos e movidos a bateria.

Embora não tenha cravado uma data, Winkelmann indicou que o sucessor do Urus atual pode chegar por volta de 2029. Até lá, a Lamborghini continuará explorando variantes da geração atual, incluindo uma versão híbrida plug-in da Urus Performante.

Já o tão falado Urus 100% elétrico foi empurrado ainda mais para frente — talvez só em 2035. E mesmo esse prazo pode ser revisto, pois o executivo afirmou que a marca “tem tempo a seu favor” e quer observar como evoluem as regulamentações, a infraestrutura e a aceitação do público.

Outro projeto que também pode entrar no congelador é o Lanzador, conceito apresentado em 2023 como prévia do quarto modelo de linha da marca. Originalmente previsto para 2028, o lançamento agora deve ficar para 2029, e ainda está sujeito a novas avaliações.

lamborghini urus se 4
lamborghini urus se 4

Apesar disso, Winkelmann sinalizou que ainda deseja manter o plano de lançá-lo até o fim desta década — mas sem compromissos definitivos.

Vale lembrar que o Lanzador foi mostrado ao mundo como um crossover futurista com motorização elétrica, tração nas quatro rodas e interior construído quase todo com materiais sustentáveis.

Um pacote moderno e coerente com as novas demandas ambientais, mas que, ao que tudo indica, não causou a empolgação esperada entre os compradores da marca.

A decisão da Lamborghini reforça uma realidade incômoda para os defensores da eletrificação em ritmo acelerado: o topo da pirâmide automotiva ainda resiste.

Quando o assunto é supercarro ou SUV de luxo, o ronco do motor e a experiência ao volante continuam valendo mais do que as promessas de sustentabilidade.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.