
A Lucid Motors enfrenta um dos momentos mais críticos desde sua criação.
No segundo trimestre de 2025, a marca de carros elétricos de luxo registrou um prejuízo superior a US$ 850 milhões, ou US$ 632 milhões no cálculo ajustado, contra uma receita de apenas US$ 260 milhões.
Foram entregues 3.309 veículos no período, mas a projeção anual foi revista para baixo, agora entre 18 mil e 20 mil unidades, evidenciando desafios de produção e cadeia de suprimentos.
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Mesmo declarando ter cerca de US$ 5 bilhões em liquidez, menos de US$ 2 bilhões correspondem a caixa disponível.

Para piorar, a Lucid planeja um reverse split, convertendo dez ações em uma, para evitar entrar na faixa de penny stock e correr risco de ser retirada da NASDAQ.
A falta de um CEO efetivo desde a saída de Peter Rawlinson agrava a incerteza sobre os rumos da companhia.
O fundo soberano saudita PIF, dono de 60% da Lucid, tem sido o principal fiador financeiro, já injetando bilhões na operação.
Embora possua entre US$ 600 e US$ 700 bilhões em ativos, não está claro até quando aceitará sustentar perdas tão expressivas. Com a operação atual, a Lucid parece estruturalmente deficitária, gastando mais de três dólares para cada um arrecadado.

Grande parte da receita vem do sedã de luxo Air, enquanto o SUV Gravity, peça-chave para expandir as vendas, sofre atrasos devido à escassez de ímãs importados da China.
Mesmo com a previsão de um modelo mais acessível, abaixo de US$ 50 mil, sua chegada só está prevista para 2026, deixando uma lacuna perigosa.
O cenário do mercado de EVs também não ajuda: queda nas vendas, perda de incentivos fiscais e concorrência cada vez mais acirrada dificultam qualquer recuperação rápida.
Analistas alertam que, sem um aporte bilionário ou acordos estratégicos com outras montadoras, a Lucid corre o risco de não conseguir reduzir seu enorme consumo de caixa e acabar em uma situação insustentável antes de 2026.

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