Até pouco tempo atrás, a marca do grupo Volkswagen em pior situação era a Seat, cujo futuro chegou a ser decretado como apenas no mercado de duas rodas e até mesmo de bicicletas…
Mas, hoje, a coisa está pegando mesmo é para uma alemã do grupo alemão… A Audi se tornou a pior do grupo Volkswagen, com queda nos lucros de 91% só no terceiro trimestre de 2024.
A marca das quatro argolas desceu a ladeira financeira na esteira da crise da Volkswagen, mas com a Audi tendo planos de fechar somente a planta de Bruxelas. Ainda assim, a fábrica da Bélgica pode ter capturado a atenção do mercado.
Enquanto muda sua linha de produtos para algo mais radical desde os anos 90, a Audi vê resistência nas vendas de modelos como o Auti Q8 e-tron, o que motivou a venda da planta belga.
Todavia, os problemas da Audi vão muito além, com problemas de disponibilidade de peças, alta concorrência no segmento premium e o desafio de eletrificar-se num momento em que há desaceleração dos elétricos, complica tudo.
Quando se fala em Audi no Grupo VW, a referência é de uma entidade que reúne Audi, Bentley e Lamborghini, cujas vendas caíram 10,9% em 2024. Nos EUA, as vendas caíram 16,8%, com redução de 9,8% na Europa e 8,5% na China.
Das três marcas ligadas aos quatro anéis, apenas a Lamborghini teve alta nas vendas e no lucro operacional, enquanto a Bentley despencou 26,6% nas vendas.
Com 150 mil carros a menos, a divisão Audi (com Bentley e Lamborghini) emplacou 1,25 milhão de carros até setembro. No mesmo período do ano passado, era 1,4 milhão. Isso fez com que o lucro operacional caísse de € 4,6 bilhões para apenas € 2,09 bilhões.
Será que a nova linha de carros da Audi dará o retorno de que a marca de luxo alemã precisa? As mudanças são agressivas e a busca é por perfis mais jovens no mercado.
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