A polêmica do freio de um pedal: Porsche defende o prazer ao dirigir antes de pensar no meio ambiente e na economia

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (15)
porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (15)

Reconhecida por oferecer carros esportivos com dirigibilidade impecável e sensações únicas ao volante, a Porsche está determinada a manter essas características no mundo dos veículos elétricos.

Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, afirmou em entrevista que a estratégia para modelos como os futuros 718 Boxster e Cayman elétricos não inclui o sistema de “um pedal”, amplamente usado em carros elétricos para regeneração de energia.

O sistema de um pedal desacelera o veículo utilizando a resistência dos motores elétricos para recarregar a bateria, quando o motorista tira o pé do acelerador, sem precisar frear, mas, segundo Steiner, esse esquema compromete o controle e a sensação dos freios mecânicos, elementos cruciais para a experiência ao dirigir um Porsche .

A preocupação de Steiner gira em torno da falta de controle que o motorista teria com sistemas de regeneração agressiva.

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (13)
porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (13)

Com freios mecânicos, o motorista consegue sentir como os pneus reagem à superfície da estrada e ajustar a pressão conforme necessário,” explica. No sistema de um pedal, o carro inicia a regeneração antes mesmo do acionamento dos discos, retirando do condutor essa capacidade de modulação.

Segundo ele, esse aspecto é especialmente importante em curvas, onde a confiança na estabilidade e na resposta dos freios faz toda a diferença.

“Se perguntar a qualquer piloto, ninguém escolheria um sistema de um pedal. O controle da recuperação e da frenagem deve ser o mais integrado e natural possível no mesmo pedal,” enfatizou Steiner.

Para a Porsche, a sensação de controle nos freios não é apenas uma questão técnica, mas sim uma parte essencial do que define a superioridade de seus carros.

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (35)
porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (35)

Steiner também destacou que, enquanto acelerações retilíneas impressionantes podem ser alcançadas por qualquer fabricante, é o domínio em frenagem e manobras que diferencia um verdadeiro esportivo.

A solução da Porsche é um sistema integrado de regeneração e frenagem que equilibra automaticamente a transição entre os dois modos por meio do pedal de freio.

Em milissegundos, o sistema ajusta a frenagem regenerativa e mecânica de forma imperceptível, garantindo tanto eficiência quanto a sensação característica da marca.

O Taycan, primeiro elétrico da Porsche, já demonstra essa tecnologia, oferecendo uma sensação de frenagem natural que preserva a identidade esportiva.

Além disso, para garantir equilíbrio dinâmico nos próximos modelos elétricos, como o 718, a marca está posicionando as baterias em locais estratégicos, como próximo ao firewall, replicando a distribuição de peso de um motor tradicional.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.