A próxima geração do sistema híbrido da Hyundai vai melhorar o consumo de combustível em até 45%

hyundai nova geracao hibridos (3)
hyundai nova geracao hibridos (3)

A Hyundai Motor Group está acelerando suas apostas na eletrificação e revelou detalhes de sua nova geração de sistemas híbridos, que estrearam no recém-atualizado Palisade.

A promessa é de desempenho aprimorado, maior eficiência de combustível e uma gama variada de configurações para atender diferentes segmentos de mercado.

O novo conjunto mecânico conta com uma transmissão equipada com dois motores elétricos integrados .

Um dos motores é responsável por dar partida, gerar energia e oferecer assistência na propulsão, enquanto o outro atua diretamente na tração e na frenagem regenerativa.

hyundai nova geracao hibridos (1)
hyundai nova geracao hibridos (1)

Segundo a Hyundai, essa combinação é mais eficiente do que o uso de um único motor, oferecendo melhor desempenho, maior economia e uma condução mais suave e silenciosa.

Essa nova transmissão pode ser acoplada a vários tipos de motores a combustão, e a fabricante já adiantou que as potências combinadas vão variar de pouco mais de 100 cv até cerca de 300 cv, dependendo da configuração.

O primeiro sistema híbrido usa um motor turbo de 2.5 litros, seguido por outra versão que utilizará um motor 1.6 turbo.

No caso do 2.5 litros, a Hyundai destacou melhorias no fluxo dos cilindros, um novo ciclo de alta eficiência e atualizações nos pistões e na injeção de combustível, tudo otimizado para aplicações híbridas.

hyundai nova geracao hibridos (2)
hyundai nova geracao hibridos (2)

No Palisade, esse novo motor 2.5 híbrido entrega 329 cv e 46,0 kgfm de torque, números que superam em 19% a potência e em 9% o torque do motor 2.5 turbo convencional.

Mas o destaque maior vai para a eficiência de combustível, com um ganho de aproximadamente 45% em relação à versão apenas a combustão — um salto significativo que deve impactar positivamente o consumo em modelos maiores.

Já o sistema híbrido baseado no motor 1.6 turbo será aplicado em um SUV de porte médio ainda não revelado, com previsão de aumentar a eficiência em mais de 4% e elevar o torque em 1,3 kgfm, o que deve resultar em acelerações mais vigorosas.

A Hyundai também apresentou novidades no campo da tração e dirigibilidade, como o e-AWD, sistema de tração integral elétrica com motor montado no eixo traseiro, prometendo melhor desempenho em todas as condições climáticas.

Além disso, foram anunciados sistemas como o e-Handling 2.0, que otimiza a dinâmica do veículo, o e-Ride 2.0 para conforto aprimorado, e o Stay Mode, que permite usar sistemas como ar-condicionado e central multimídia com o carro desligado, aproveitando apenas a carga da bateria.

Funções como carregamento de dispositivos externos (V2L) também serão possíveis, aumentando a versatilidade dos híbridos para lazer e trabalho.

O grupo coreano pretende expandir sua linha híbrida em toda a sua gama de marcas — Hyundai, Kia e Genesis.

Para a Genesis, já está nos planos a introdução de um sistema híbrido 2.5 turbo para modelos de tração traseira em 2026, com previsão de expansão gradual para outros veículos da marca de luxo.

Com essa nova geração de sistemas, a Hyundai demonstra que quer não apenas acompanhar, mas liderar a evolução dos híbridos, oferecendo alternativas mais inteligentes, eficientes e preparadas para as exigências do futuro automotivo.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.