A Toyota não acredita nos elétricos puros, e por isso, vai apostar em aumentar em 8x as vendas de híbridos nos próximos anos

novo toyota rav4 2026 (3)
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Vinte e cinco anos depois de introduzir os norte-americanos à eletrificação automotiva com o icônico Prius, a Toyota está dobrando sua aposta nos híbridos plug-in.

A montadora japonesa enxerga nos PHEVs — modelos que rodam por dezenas de quilômetros como um elétrico antes de acionarem o motor a combustão — uma resposta pragmática aos consumidores ainda reticentes em migrar para EVs puros.

Em visita da reportagem da CNBC à sede da empresa nos EUA, David Christ, chefe da marca Toyota na América do Norte, revelou os planos: “Vamos expandir o volume de PHEVs em nossa linha nos próximos anos.”

A meta interna é ambiciosa: saltar de 2,4% das vendas em 2023 para cerca de 20% até 2030.

novo toyota rav4 2026 (5)
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Se alcançar esse patamar, a Toyota estará no limite do que a Califórnia permite na nova regulamentação ambiental Advanced Clean Cars II, que exige que 100% dos veículos vendidos no estado sejam de emissão zero até 2035 — algo que Donald Trump promete revogar se reeleito.

A estratégia vem em meio a uma desaceleração no crescimento de vendas dos EVs e à incerteza sobre políticas ambientais nos EUA.

Por isso, a Toyota segue diversificando: de motores a combustão (ICE), híbridos convencionais, híbridos plug-in até EVs.

Como explicou Cooper Ericksen, vice-presidente sênior da montadora: “Estamos com as bases carregadas. Nossas chances de marcar correm em todas as direções.”

novo toyota rav4 2026 (7)
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Essa abordagem multitecnológica reflete também na nova geração do RAV4, que ganha um PHEV com 50 milhas (cerca de 80 km) de autonomia elétrica e desempenho aprimorado.

Mesmo com preço superior — cerca de US$ 15 mil acima do modelo a combustão — a Toyota aposta que o diferencial de rodar como EV sem ansiedade de autonomia atrairá o público indeciso.

Ericksen reforça que há uma mudança significativa de percepção quando o consumidor entende o conceito de um PHEV.

“A maior virada de opinião vem justamente de quem descobre como funciona um híbrido plug-in. Ele vira uma opção concreta para quem jamais cogitaria um elétrico puro.”

Apesar disso, os desafios não são poucos. Os PHEVs exigem o dobro de componentes — um powertrain elétrico completo e um motor a combustão — o que encarece a produção.

Especialistas apontam que essa complexidade pode limitar o avanço da categoria. A S&P Global Mobility projeta que os PHEVs representarão 5% das vendas nos EUA até 2030, enquanto a AutoPacific estima algo em torno de 4,2%.

Ainda assim, a Toyota já colhe frutos: em 2023, as vendas de seus PHEVs cresceram quase 40%, com destaque para o Prius e o RAV4. Na divisão de luxo, a Lexus viu suas vendas de híbridos plug-in saltarem mais de 88% com a chegada do novo TX.

No fim das contas, o plano da Toyota parece claro: manter a liderança apostando na flexibilidade, oferecendo múltiplas soluções em vez de escolher apenas uma.

Enquanto outras marcas tentam convencer o mercado de que o futuro é exclusivamente elétrico, os japoneses continuam a seguir o próprio caminho — com calma, mas com consistência.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.