A Volkswagen está preparando o terreno para manter viva a lendária sigla GTI na era elétrica, e a próximo modelo a receber esse tratamento esportivo pode ser o ID.3.
Após a apresentação do conceito ID. GTI no Salão de Munique em 2023, voltado ao futuro ID.2 GTI, agora surgem fortes indícios de que o modelo intermediário da linha elétrica também terá sua versão “apimentada”.
Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a ID.3 GTI deve ser lançada em 2025, posicionando-se acima da recém-apresentada ID.3 GTX Performance.
Essa versão GTX já entrega números respeitáveis para um hatch elétrico, com 322 cv e 55,1 kgfm de torque, fornecidos por um motor traseiro.
O conjunto é alimentado por uma bateria de 79 kWh, garantindo autonomia de até 602 km no ciclo WLTP e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Mas mesmo com esse desempenho, a Volkswagen quer mais. A futura ID.3 GTI, segundo os rumores, manterá a tração traseira, o que por si só já a aproxima mais da proposta clássica de um hot hatch com dirigibilidade focada no prazer ao volante.
A potência, porém, não deve subir muito — fala-se em cerca de 335 cv, um ganho modesto em relação à GTX Performance.
O diferencial, então, virá no acerto dinâmico. Espera-se que a GTI elétrica receba modificações extensas no chassi, com foco em uma condução ainda mais precisa e envolvente.
Isso inclui uma suspensão ainda mais firme, resposta de direção aprimorada e, possivelmente, recursos como vetorização de torque e modos de condução mais agressivos.
É possível também que ela adote ou refine o sistema DCC, de amortecedores adaptativos, já presente em versões da GTX.
Visualmente, a ID.3 GTI deve adotar os elementos clássicos que marcaram os GTIs ao longo das décadas.
Isso inclui detalhes vermelhos na grade, logotipo específico, para-choques exclusivos, rodas maiores e acabamento interno com apelo esportivo.
Se seguir a tradição, ela deverá ter também bancos esportivos com padronagem em xadrez, mesmo que reinterpretados para a era digital.
A má notícia é que toda essa esportividade elétrica deve vir com um preço salgado. Na Alemanha, a ID.3 GTX Performance já parte de €48.725 — quase €3.000 a mais que um Golf GTI Clubsport.
A ID.3 GTI deve ultrapassar facilmente a marca dos €50.000, o que a coloca em um patamar que já briga com esportivos elétricos mais potentes ou até modelos premium.
Ainda assim, a decisão da Volkswagen de manter a sigla GTI viva — mesmo em um contexto sem motores a combustão — reforça o apelo emocional da marca.
Para os puristas, pode soar como heresia ver um GTI sem ronco de motor e trocas manuais. Mas para os entusiastas mais abertos à nova era, essa pode ser a evolução natural de um dos nomes mais icônicos da história dos esportivos compactos.
Resta agora aguardar o modelo definitivo e torcer para que a Volkswagen consiga entregar, mais do que desempenho bruto, aquela sensação divertida e envolvente que sempre foi a alma dos GTIs.
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