
Enquanto o Dolphin Surf (Dolphin Mini) já se posiciona como um dos carros elétricos mais baratos da Europa, a BYD pode estar preparando algo ainda mais acessível para o mercado europeu.
Apresentado recentemente no Japan Mobility Show, o novo BYD Racco é um mini elétrico desenvolvido exclusivamente para mercados internacionais.
O modelo será lançado primeiro no Japão, onde os chamados “kei cars” fazem enorme sucesso, representando cerca de um terço das vendas de veículos novos em 2023, com mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas.
Compacto e com visual quadrado típico da categoria, o Racco tem quatro portas — sendo as traseiras corrediças — e mede 3,395 metros de comprimento, 1,475 m de largura e 1,800 m de altura.
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Isso o torna cerca de 60 cm mais curto que o Dolphin Surf e o coloca lado a lado com o Nissan Sakura, atual EV mais vendido do Japão.
Com baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP), o modelo promete autonomia em torno de 180 km, alimentado por um pacote de 20 kWh.
A escolha da bateria e o projeto enxuto fazem parte da estratégia da BYD para manter o preço baixo.
Ainda sem valores oficiais, a expectativa é de que o Racco custe em torno de 2,5 milhões de ienes no Japão — cerca de R$ 120 mil ou US$ 18 mil — o que o colocaria diretamente na faixa do Nissan Sakura.
Caso desembarque na Europa, o preço inicial do Racco pode ficar abaixo de £15.000 (em torno de R$ 95 mil), o que o tornaria rival direto de modelos como Dacia Spring e Leapmotor T03.

Atualmente, o Dolphin Surf parte de £18.650 (cerca de R$ 118 mil) no Reino Unido, o que mostra o potencial de reposicionamento do Racco como porta de entrada da marca no continente.
Embora a estreia na Europa ainda não esteja confirmada, executivos da BYD admitem que o modelo tem perfil para atender a um novo nicho criado pela própria Comissão Europeia.
Stella Li, vice-presidente da marca, disse em entrevista que o Racco poderia ter papel importante no cenário global de EVs de baixo custo.
Ela também citou o movimento liderado por Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que defende a criação de uma nova categoria chamada “E-car” — voltada a modelos elétricos eficientes, econômicos e produzidos localmente.
Segundo Li, a BYD está acompanhando atentamente os regulamentos europeus e pode considerar o lançamento do Racco se houver espaço dentro desse novo segmento.
Por enquanto, a marca mantém o foco principal na ampliação de sua linha de híbridos plug-in e na produção local como estratégia para consolidar sua presença na Europa.
O Seal U, híbrido plug-in mais vendido do continente até setembro, será o primeiro modelo fabricado na nova planta da BYD na Turquia, reforçando o compromisso com a produção regional.
Se confirmado, o Racco poderá atuar abaixo do Dolphin Surf e ocupar o posto de carro mais barato da BYD na Europa — um verdadeiro chamariz para consumidores urbanos que buscam eficiência e mobilidade acessível.
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