
O som que marcou gerações de fãs da Abarth pode estar prestes a voltar, após uma tentativa frustrada de eletrificar totalmente sua linha na Europa.
Depois de aposentar os modelos a combustão e apostar nos EVs 500e e 600e, a marca do escorpião enfrenta resistência entre os entusiastas.
A rejeição não é apenas pelo desempenho, mas pela falta de alma mecânica — segundo a própria Abarth, o público sente falta de modificar, preparar e personalizar os carros.
Para os “Abarthisti” mais fiéis, o prazer está tanto no volante quanto no capô, mexendo em motor, escapamento e performance.
Veja também

Gaetano Thorel, chefe da Abarth na Europa, admitiu em entrevista que os fãs estão frustrados com os elétricos, e que isso já impacta duramente as vendas.
Os números mostram um tombo preocupante: apenas 273 unidades vendidas no Reino Unido até agora em 2025, contra 954 no mesmo período do ano passado e mais de 5.600 em 2018.
Diante desse cenário, a marca cogita relançar modelos a gasolina, possivelmente com base no novo Fiat 500 Hybrid.
Esse carro, vale lembrar, foi uma solução emergencial: a Fiat havia abandonado o antigo 500 com motor a combustão, mas reverteu o projeto do 500e para receber um motor 1.0 aspirado.

O problema é que esse motor entrega apenas 65 cv e leva absurdos 16,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h — ou 17,3 s na versão conversível.
Thorel reconhece que esse conjunto mecânico não entrega a “personalidade Abarth”, e que falta aquele tempero esportivo de rotações altas e torque explosivo.
Outro entrave está na plataforma do 500e, que foi feita exclusivamente para uso elétrico e não comporta motores maiores nem sistemas de arrefecimento robustos.
Adaptar essa base para receber um propulsor a combustão mais potente seria um desafio técnico e logístico considerável.

E há ainda a questão financeira: criar um Abarth a gasolina específico para um nicho de mercado europeu pode parecer um investimento difícil de justificar para a Stellantis.
Mesmo assim, a marca garante que está tentando encontrar uma solução para resgatar a essência que consagrou seus modelos no passado.
A possível volta da gasolina na Abarth europeia pode abrir espaço para versões a combustão não só do 500, mas também do 600 e outros modelos futuros.
Hoje, a marca ainda vende um Abarth a combustão no Brasil — o Pulse —, mas na Europa, essa experiência pode estar prestes a renascer em nome da paixão automotiva.
Se isso acontecer, será uma rara reviravolta em meio ao avanço elétrico que domina a indústria, mas que ainda não conquistou totalmente os corações mais acelerados.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










