A Kia vive um momento de ouro. Pelo terceiro período consecutivo, a marca sul-coreana comemora o melhor desempenho de vendas de sua história, nos Estados Unidos, mostrando que sua ascensão no mercado automotivo está longe de desacelerar.
Os SUVs, como o Sorento e o aclamado Telluride, continuam sendo peças-chave nesse crescimento, mas os números mais recentes revelam um cenário ainda mais interessante: sedãs e até a minivan da marca também estão em alta.
Entre janeiro e março deste ano, a Kia vendeu 198.850 veículos nos States — um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2023, com 19.229 unidades a mais. O Sportage continua sendo o campeão de vendas, com 41.301 unidades.
Mas logo atrás está o novo Kia K4, sucessor do Forte, com 37.004 unidades comercializadas. Juntos, Forte e K4 vêm ocupando a vice-liderança de vendas da marca nos últimos dois anos, provando que, ao menos para a Kia, os sedãs ainda têm papel fundamental no portfólio.
Na terceira e quarta posição aparecem, respectivamente, o SUV Telluride e o Sorento — reforçando o apelo dos utilitários esportivos. No entanto, as surpresas mais marcantes do trimestre vieram do sedã K5 e da minivan Carnival.
O K5 mais que dobrou suas vendas, saltando de 6.753 para 15.747 unidades. Já a Carnival registrou crescimento de 52,7%, com 14.574 unidades, superando até alguns SUVs menores como o Soul e o Seltos.
Curiosamente, esses SUVs mais compactos, tradicionalmente vistos como carros de entrada, não acompanharam o ritmo. O Soul teve queda de 9,4%, com 11.277 unidades, enquanto o Seltos caiu 23%, totalizando 11.375.
Os elétricos da marca também não empolgaram: EV6 e EV9 apresentaram leve retração, e o Niro — que é oferecido tanto em versão elétrica quanto híbrida — sofreu uma queda ainda mais significativa, embora a Kia não tenha detalhado qual versão foi mais afetada.
Diante da ameaça de novas tarifas de importação nos Estados Unidos, especialmente com o endurecimento da política comercial sob a possível influência de Donald Trump, a Kia pode respirar com certo alívio.
Isso porque grande parte dos seus modelos mais vendidos é produzida em território americano. A fábrica da marca na Geórgia monta o Sportage, o Telluride e o Sorento, e em breve também será responsável pela produção do EV9.
Além disso, a Hyundai, que controla a Kia, tem uma fábrica de motores no Alabama e está construindo uma siderúrgica na Louisiana, o que reforça a autonomia industrial do grupo no país.
Com uma estratégia sólida de produção local, um portfólio diversificado e a capacidade de surpreender com categorias antes desacreditadas — como sedãs e minivans —, a Kia mostra que seu crescimento vai além de modismos.
A montadora parece ter encontrado um equilíbrio raro no mercado atual, combinando inovação, eficiência e, acima de tudo, versatilidade.
[Fonte: CarBuzz]
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