
Em um movimento que muda radicalmente o mapa do luxo automotivo, a Toyota anunciou que a Century — até então um nome quase oculto fora do Japão — se tornará uma marca independente e ocupará o posto de topo absoluto da hierarquia do grupo.
A nova estratégia, revelada em painel prévio ao Japan Mobility Show, coloca a Century acima da Lexus, até então vista como a divisão de luxo da montadora.
Segundo Akio Toyoda, presidente da Toyota, a mudança é mais do que simbólica.
O executivo reconheceu que, por muitos anos, a identidade da Century esteve indefinida, mas agora a intenção é clara: criar uma marca para poucos, com exclusividade extrema e atenção quase artesanal aos detalhes.
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“Será algo acima da Lexus. Algo em uma classe própria”, afirmou Toyoda, também conhecido como Morizo.
Hoje, a Century conta com apenas dois modelos: um sedã ultratradicional com raízes em 1967 e um SUV de grandes proporções lançado em 2023.
No entanto, a nova fase da marca promete expandir esse portfólio.
Um dos destaques revelados é o conceito One of One, que mistura elementos de cupê e SUV com uma proposta ousada — semelhante à flexibilidade criativa vista em marcas como Rolls-Royce.
A Toyota também já mostrou que a Century pode ser altamente personalizável.

Um exemplo foi o SUV conversível criado especialmente para eventos cerimoniais, indicando que a nova marca poderá trabalhar com encomendas sob medida e criações exclusivas.
Enquanto isso, a Lexus segue outro caminho.
A marca continua a ocupar uma ampla faixa de mercado — de SUVs compactos como o LBX até modelos topo de linha como o LX e o atual (e possivelmente último) sedã LS.
No entanto, a Lexus também está se reinventando. Um conceito ousado de minivan elétrica de seis rodas, chamado LS Concept (Luxury Space), antecipa o futuro da marca em novas formas de mobilidade premium.

Toyoda deixou claro que a Lexus terá liberdade criativa.
A nova diretriz é “Discover – Não copiamos ninguém”, o que reforça a ideia de uma marca mais ousada, voltada à inovação e à reinvenção do luxo.
Já a Century assume o lema “One of One – Um no mundo, deste país”, destacando sua exclusividade e suas raízes japonesas.
Simon Humphreys, chefe de design e branding da Toyota, explicou que essa separação estratégica dará à Lexus a liberdade de experimentar, enquanto a Century atuará como o ápice inquestionável da sofisticação e personalização dentro do grupo.

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