Aguardado no Brasil, este Novo Duster pode rodar até 1.500 km e ainda utilizando gás

duster hybrid 4x4 1
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O Novo Duster se aproxima do Brasil, mas antes disso, ele mostra suas capacidades quanto um Dacia no mercado europeu, onde aparece agora com uma versão a gás natural veicular com longa autonomia.

Por lá, a Dacia está modernizando as linhas de propulsão dos modelos Duster e Bigster, com o Hybrid-G 150 4×4, disponível em ambos os modelos.

duster hybrid 4x4 2
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A combinação de tecnologia híbrida, GLP bicombustível e tração integral é uma estreia mundial da marca e combina um motor 1.2 Turbo MHEV de 48 V com 140 cavalos no eixo dianteiro com um motor elétrico de 31 cavalos no eixo traseiro.

Com isso, ele oferece uma potência combinada de 154 cavalos, com torque de 23,5 kgfm para o motor a combustão e até 8,9 kgfm para o motor elétrico.

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O motor a combustão interna da Dacia é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de seis velocidades com paddle shifts no volante, e o motor elétrico a uma transmissão de dupla com eixo traseiro desengatável.

duster hybrid 4x4 3
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Segundo a Dacia, a caixa de velocidades de dupla velocidade com motor elétrico traseiro de 48 V é uma estreia mundial do grupo Renault.

Ele permite fornecer elevado torque às rodas a baixas velocidades na primeira velocidade para maximizar as capacidades todo-o-terreno até 140 km/h.

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A posição neutra (embraiagem desengatada) elimina a perda de atrito na estrada, proporcionando um menor consumo de combustível no modo 2WD, por exemplo.

O Novo Duster Hybrid 4×4 pode carregar-se automaticamente durante a desaceleração e a travagem, o grupo motopropulsor consegue operar frequentemente em modo elétrico.

Em ciclo urbano, o Duster e o Bigster Hybrid-G 150 4×4 podem permanecer em modo elétrico por até 60% do tempo de condução.

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Com seus dois tanques de 50 litros, um para gasolina e outro para GLP, o Duster garante uma autonomia de até 1.500 km (ciclo WLTP), sem reabastecimento, o que é uma grande autonomia para o SUV romeno.

Vem? Com esse sistema 4×4 elétrico e um motor 1.0 ou 1.3 Turbo Flex, o Novo Duster 4×4 seria um diferencial no mercado nacional.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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