Airbags: Toyota faz recall mundial de mais de 1 milhão de carros 2020-2022, incluíndo o Corolla

toyota corolla gli 2020 1
toyota corolla gli 2020 1

Uma avaliação incorreta do tamanho do passageiro do banco dianteiro pode simplesmente inviabilizar o uso do airbag frontal em vários carros da Toyota e Lexus de ano/modelo de 2020 a 2022.

Por conta disso, foi gerado um recall internacional de 1,12 milhão de carros da Toyota, incluindo o Corolla, além de modelos como os Toyota Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Highlander e Sienna Hybrid, bem como certos exemplares dos Lexus ES250, ES300H e RX350.

Segundo uma investigação, o sensor do Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) pode ser afetado por um curto-circuito, criando assim uma “confusão” caso um adulto ou uma criança sente no banco do passageiro diante.

Isso pode afetar a calibração da bolsa inflável e colocar mais carga sobre o peso de uma criança ou uma força menor diante de um passageiro adulto, resultando em lesões graves nos dois casos.

O banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico de oito posições seria o afetado pelo defeito no OCS, que assim precisaria ser trocado pela marca japonesa nesse recall.

Para resolver o problema, que não registrou nenhum acidente, a Toyota convocou os donos dos modelos mencionados a estar levando seus carros até os revendedores para inspeção e substituição do componente.

Os airbags são parte de um sistema sensível, que pode ser afetado por diversos fatores, já que está conectado desde o cinto de segurança até o sistema de freios ABS, passando pelos sensores nos para-choques e no sistema de corte de combustível do tanque.

Com o recente airbag central, as bolsas infláveis de proteção dos ocupantes de um veículo estão cada vez mais populares em número no mesmo carro, em especial no Brasil, onde mesmo alguns carros populares possuem bolsas frontais, alterais e de cortina, por exemplo.

Por ora, a Toyota do Brasil não informou sobre recall dos modelos nacionais Corolla e/ou Corolla Cross.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X