
A Wuling apresentou oficialmente o Aishang A100C, seu novo carro elétrico urbano que já estreia enfrentando forte concorrência no mercado chinês de compactos.
O modelo marca uma nova tentativa da marca estatal de se consolidar de forma independente no segmento dos EVs, sem depender da popular linha Hongguang, desenvolvida dentro da joint venture com SAIC e General Motors.
Apesar da proposta acessível e das dimensões reduzidas, o A100C chega com visual peculiar e um preço que levanta questionamentos sobre sua competitividade frente a rivais já consolidados.
Medindo 3,29 metros de comprimento, o carro foi projetado para o ambiente urbano, com linhas arredondadas, colunas escuras e rodas cobertas para melhorar a aerodinâmica.
Veja também

O que chama atenção de imediato, porém, é a semelhança com o Changan Lumin, lançado em 2022, embora o A100C tenha dimensões diferentes e uma cabine com design próprio.
O farol com formato curioso confere ao modelo um “rosto mal-humorado”, como já vem sendo apelidado nas redes sociais chinesas.
Entre os detalhes visuais, o carro traz maçanetas convencionais, tomada de ar no para-choque dianteiro e lanternas traseiras circulares.

Por dentro, o A100C oferece um painel com tela flutuante sensível ao toque, painel de instrumentos digital e seletor de marchas posicionado atrás do volante de dois raios.
Não há túnel central, o que aumenta o espaço interno, e os comandos do ar-condicionado são físicos, o que pode agradar os mais tradicionais.
O carro tem quatro assentos com encostos de cabeça integrados e um porta-malas com capacidade de 106 litros, podendo chegar a 882 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Na parte mecânica, o Aishang A100C conta com um motor elétrico traseiro de 51 cv e 8,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria LFP de 17,65 kWh, fornecida pela Gotion.
A autonomia declarada é de 220 km no ciclo chinês CLTC, o que o coloca no mesmo patamar de outros EVs compactos da categoria.
O modelo será vendido em quatro versões, com preços que partem de 39.800 yuans — cerca de R$ 28.900 em conversão direta.

Esse valor é 2 mil yuans (R$ 1.450) acima do Changan Lumin básico e 4 mil yuans (R$ 2.900) a mais que o Wuling Hongguang Mini EV, que ainda domina o segmento em volume de vendas.
As demais versões chegam aos seguintes preços: Dazzling por 46.800 yuans (R$ 33.900), Cool por 49.800 yuans (R$ 36.100) e Cheerful por 52.800 yuans (R$ 38.300).

Embora tente conquistar o público com um visual simpático e interior funcional, o A100C terá um caminho difícil pela frente, disputando um mercado lotado de opções semelhantes, muitas delas mais baratas ou já estabelecidas.
O desafio da Wuling agora é mostrar que consegue repetir o sucesso de seus modelos da joint venture, mesmo partindo sozinha.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










