
O Aito M8 é o carro das fotos, o mais novo SUV de luxo da marca chinesa Aito, fruto da joint venture entre a Huawei e a montadora Seres.
O modelo, que combina motorização elétrica com extensor de autonomia, ainda nem foi lançado oficialmente, mas já está causando um verdadeiro furor na China.
Com preços que variam entre 368 mil e 458 mil yuans (cerca de R$ 256 mil a R$ 318 mil), o SUV conquistou mais de 70 mil pré-encomendas desde o início de março — um número impressionante até mesmo para o aquecido mercado chinês de carros eletrificados.
A procura pelo M8 começou em ritmo acelerado: foram 7.500 reservas na primeira hora, 21 mil nas primeiras seis horas e 28 mil em apenas meio dia. Tudo isso sem o carro sequer estar nas lojas ainda — o lançamento oficial está previsto para o próximo mês.
Mesmo sendo uma versão menor que o Aito M9, o M8 ainda é considerado um SUV de grande porte na China. Com 5,19 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,79 m de altura, ele tem proporções semelhantes às de modelos como o Mercedes-Benz GLS, referência direta em seu visual lateral.

Sob o capô, o Aito M8 utiliza um motor 1.5 turbo de 158 cavalos, que atua apenas como gerador de energia. A tração é garantida por dois motores elétricos: um dianteiro de 221 cv e um traseiro de 304 cv.
Os compradores podem escolher entre dois tamanhos de bateria: uma de 36 kWh, com autonomia elétrica de 201 km, ou uma de 51,9 kWh, que permite rodar até 310 km sem usar o motor a combustão.
Com tanque cheio e bateria carregada, o alcance total declarado é de impressionantes 1.526 km.
O sistema elétrico de 800 volts permite recargas ultra-rápidas: são apenas cinco minutos para recuperar 150 km de autonomia. Isso coloca o M8 entre os veículos eletrificados mais eficientes da categoria em termos de recarga.
Por dentro, o SUV exibe uma cabine tecnológica e luxuosa, com três grandes telas dominando o painel, console central flutuante e dois carregadores sem fio. Há ainda um enorme head-up display de 75 polegadas e uma tela opcional para os passageiros traseiros.

As configurações de assentos podem ser 2+3 ou 2+2+2, dependendo da versão.
Todos os modelos vêm equipados com o pacote avançado de assistência ao motorista ADS 3.0 da Huawei, que inclui sensor LiDAR, sete radares de ondas milimétricas, 12 sensores ultrassônicos e 11 câmeras de alta definição.
Com tanta tecnologia embarcada, visual refinado e autonomia generosa, o Aito M8 parece ter encontrado a fórmula certa para agradar o público chinês — e talvez até para se aventurar além das fronteiras da Ásia no futuro.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!