
O Dacia Sandero ganhará uma versão elétrica nos próximos dois anos, mas ele não ficará sozinho, pois além do sucessor do Spring, a marca romena também adicionará o Duster na lista de carros movidos totalmente por energia elétrica.
Todavia, segundo a revista inglesa Autocar, o Duster elétrico não perderá suas capacidades no fora de estrada e terá também tração nas quatro rodas, sugerindo a introdução de um segundo motor elétrico.
Pouco se sabe sobre os detalhes técnicos do Sandero elétrico, mas podemos esperar por faixas de potência e pelo menos duas baterias de lítio com baixa capacidade de energia, possivelmente entre 30 e 45 kWh.
Veja também
No caso do motor, ele poderá dispor de força entre 65 e 100 cavalos, pois a proposta do Sandero é mesmo ser um carro barato e de pouco alcance, no caso do elétrico. Já no caso do Duster, por sua proposta, pode-se esperar um pouco mais, talvez até 130 cavalos.
Denis Le Vot, CEO da Renault, já prometeu que haverá bastante eletrificação na Dacia e um Duster elétrico parece uma boa resposta, especialmente com a possível versão 4×4, com um segundo motor.
Pode ser que uma versão de 130 cavalos adicione dois motores de 65 cavalos ou somente a combinação de 100 cavalos, mais 30 de uma segunda unidade. Nesse caso, uma bateria maior, na casa dos 60 kWh, já seria algo interessante inicialmente.
O Duster Electric será baseado na plataforma CMF-BEV para veículos elétricos, também conhecida como AmpR-EV, permitindo uma boa sinergia com o portfólio da Renault e assim também uma considerável redução de preço.
Espera-se que o Duster elétrico apareça por volta de 2027 ou pouco depois, fazendo assim a Dacia migrar para este novo mercado, ainda que seu alvo seja mesmo a acessibilidade tradicional com carros baratos a gasolina.
Mesmo assim, os dois modelos localizados na região devem abrir caminho para mais produtos da Dacia carregados na tomada.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias