Alemanha retoma incentivos fiscais para carros elétricos, mas benefício não será diretamente para o consumidor final

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O governo alemão retomou os incentivos fiscais para a compra de carros elétricos, porém, a decepção dos consumidores deve ser enorme no país europeu, considerado a maior economia do continente, liderada pelo chanceler Friedrich Merz.

Segundo o jornal alemão Tagesschau relata, os consumidores comuns estão excluídos dos subsídios, que serão somente para empresas do setor automotivo, acabando assim com a chance de preços realmente convidativos diretamente para o comprador alemão.

Anteriormente, a Alemanha chegou a dar até € 9.000 de subsídios para a compra de carros elétricos, mas agora o alvo é a indústria, que poderá deduzir até 75% de impostos para assim obter créditos junto ao governo para oferecer valores mais competitivos no mercado.

Os demais 25% da amortização tributária dos preços serão arcados pelos fabricantes, que terão limite de € 100.000. A nova regra especial se aplicará a automóveis elétricos adquiridos entre julho de 2025 e dezembro de 2027, exigindo um processo legislativo bastante rápido.

O projeto do governo alemão abrange todos os veículos elétricos, de passeio e comerciais, possibilitando assim que a indústria alemã continue em ritmo de manter a produção e as vendas, já que os créditos fiscais permitirão uma redução real nos preços dos carros em relação aos concorrentes importados chineses.

Nesse caso, as montadoras terão de fazer sua parte para cortar custos e as margens para tornar seus produtos mais competitivos, no lugar de somente o governo dar dinheiro para o consumidor sair da loja com um carro elétrico caro, que saiu por um preço menor.

O problema continuaria para a indústria alemã após um término de incentivos e a crise novamente voltaria, já que os fabricantes chineses continuam chegando com preços mais baixos e com a voracidade que preocupa enormemente fabricantes e o governo alemão.

A medida do governo busca dar ao setor automotivo alemão algum oxigênio para se ajustar aos concorrentes e assim reduzir os planos de demissões por lá.



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X