A Alemanha ainda é um dos mercados mais importantes do mundo e para automóveis um dos maiores, porém, o corte recente de incentivos fiscais para carros elétricos, tornou o segmento proibitivo no país.
Num dos incentivos fiscais mais expressivos do mundo, a Alemanha conseguiu emplacar milhares de carros elétricos, mas a fonte secou e agora mais de 100 mil carros elétricos estão nos pátios das fábricas, revendas e também nos portos.
Todos eles esperam seus futuros donos alemães, mas a coisa está difícil mesmo no país que tem a maior renda da Europa, com uma economia altamente desenvolvida.
Sem ajuda de Berlim, as vendas de carros elétricos estagnaram no mercado local, com 29.700 deles em maio, numa queda de 31% em relação ao mês do ano anterior.
Segundo o jornal alemão Wirtschafts Woche, esses carros elétricos parados são fruto de uma super produção da indústria do país, eles simplesmente não vendem no mercado local devido aos altos preços.
Para especialistas, a única saída para a Alemanha se livrar desse enorme estoque de carros elétricos é exportar, já que no mercado interno, os descontos terão de ser dados e a margem de lucro cairá drasticamente.
No ano passado, a Alemanha aumentou as exportações de carros elétricos em 58% com receita de € 36 bilhões para 786 mil carros. Ainda que os números sejam ótimos, o país ainda precisa se eletrificar e isso ficará mais difícil.
Da metade dos 15 milhões de carros elétricos previstos em circulação em 2030, hoje se estima em 13,4 milhões. A redução também se dará nos pontos de recarga, cuja meta era de um milhão e agora será de 680 mil, com atualmente existindo 380 mil.
Como o incentivo de até € 9.000 foi um baita negócio para muita gente, o fato passou como onda e ela já se desfez na areia… A partida nos carros elétricos alemães fez a indústria e o mercado interno evoluírem rápido.
Mas, com os chineses chegando, ou Berlim libera mais dinheiro para ajudar a indústria ou os chineses assumirão as vendas de carros elétricos populares no país.
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