
No mercado internacional, há muita discussão sobre mobilidade elétrica e a expansão da infraestrutura de recarga no mundo, especialmente a capacidade dos carros elétricos de ir e vir.
No entanto, há alguém que quer provar que veículos elétricos não chegam a lugar nenhum, mas podem até viajar pelo mundo: Rainer Zietlow, oito vezes recordista mundial do Guinness.
Ele partiu hoje justamente para essa missão, viajando em um ID. Buzz a partir do Volkswagen Commercial Vehicles em Hanover, o centro de atendimento ao cliente na fábrica de comerciais da VW.
O homem de 55 anos de Mannheim quer percorrer 75 países (número alusivo aos 75 anos da Kombi) com sua equipe e sua expedição pode ser acompanhada em seu próprio site: www.idbuzz-worldtour.com
O passeio levará Zietlow à Nova Zelândia, na parte leste da rota, e depois a Vancouver, no Canadá, na parte oeste, não sendo uma viagem contínua, mas mudando de continente por transporte marítimo ou aéreo.
A turnê mundial do ID. Buzz levará mais de oito meses. Para fazer essa viagem, o alemão terá o fornecimento de peças de reposição garantido e assistência em caso de emergência: o ID. Buzz já foi introduzido em muitos países que Zietlow visitará, incluindo Indonésia e Austrália, Taiwan e Japão, EUA e Canadá.
Zietlow explica: “Com a bateria de 86 kWh do ID. Buzz, podemos atingir uma autonomia de mais de 400 km por carga, então também posso cobrir etapas em trechos pouco povoados da rota”.
O ID. Buzz corresponde à versão de produção, mas tem um carregador de bordo adicional para poder receber corrente alternada de alta tensão (CA, até 125 A) e convertê-la em corrente contínua (CC). Isso foi feito para que, caso não haja um carregador rápido ou um padrão diferente para o carregamento CC.
Para esta aventura, Zietlow não carece de experiência: “Já viajei para mais de 110 países e já cheguei ao Catar com meu [carro] antecessor”.
Ele também esclarece: “Não sou um motorista da empresa, dirijo por conta própria e por minha conta e risco, mas com o apoio dos meus parceiros.”
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!