Anfavea abrirá processo antidumping contra BYD e GWM, outras chinesas também serão investigadas por preços supostamente irreais

haval h6 2024 toriba santos (1)
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A Anfavea, entidade que reúne as montadoras mais antigas do país, abrirá um processo antidumping no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) contra marcas chinesas.

Fabricantes do gigante asiático, como BYD e GWM , por exemplo, serão investigados por supostamente praticar preços irreais no mercado brasileiro.

Segundo o site Estadão , a GWM se pronunciou, alegando que pratica as regras internacionais de comércio e também atende à legislação brasileira.

A marca chinesa disse que acompanhará o processo com “tranquilidade” e destacou ainda a construção de sua fábrica em Camaçari, no interior da Bahia.

Em nota, a BYD disse: “Estamos comprometidos com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira que, por décadas, foi deixada em segundo plano pelas montadoras tradicionais que agora tentam de todas as formas utilizar artimanhas para esconder a falta de competitividade.”

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), amenizou a coisa ao salientar que a verificação de práticas antidumping estão previstas nas regras da OMC, sendo assim, praticamente normais no comércio.

Bastos disse não ver “distorção nas relações entre Brasil e China, que são grandes parceiros comerciais, mas, caso o pedido envolva os veículos eletrificados, vamos contribuir com o processo.”

Ainda segundo o jornal, o processo antidumping se tornou mais forte no Brasil após a importação de 100 mil carros chineses, que chegaram para antecipar a tributação maior anunciada pelo governo.

Hoje, a Anfavea diz que ainda existem 50 mil carros chineses nos portos brasileiros, esperando por seus donos, mas no ano passado, somente BYD e GWM venderam 106 mil carros no país.

Destes, 76,8 mil eram da BYD e os 29,2 mil restantes saíram de concessionárias da GWM, com a primeira elevando-se para o Top 10 geral do mercado e mesmo subindo para a oitava posição entre os automóveis.

Com preços competitivos e uma política agressiva, tanto BYD quanto GWM assustam os fabricantes tradicionais que, no entanto, desafiam as chinesas a produzirem aqui com os mesmos custos deles.

 

 

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X