Anfavea alerta que invasão de chineses na região ameaça Brasil

cosco

Há dez anos se temia uma invasão de chineses no mercado nacional e até mesmo na América Latina, mas eles ainda não estavam prontos para dominar a região.

Contudo, agora as marcas chinesas estão entrando em profusão no mercado latino-americano e, segundo a Anfavea, isso ameaça diretamente o Brasil, maior exportador da região.

Sobre a posição do Brasil, diante da política de isenção de imposto de importação para elétricos, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse: “Tem de ter um plano de transição. Se não fizer lição de casa, o que aconteceu na América Latina vai acontecer no Brasil. Ninguém segura esta onda”.

Já reconhecendo que os chineses dominam o cenário latino-americano, Lima Leite vê o mercado brasileiro ameaçado com a entrada de carros elétricos em grandes volumes, especialmente liderados pelas marcas BYD e GWM.

Como já vimos, não se trata de importadores brasileiros com dinheiro limitado a trazer os carros de fora, mas subsidiárias dos fabricantes chineses, praticamente sem limites para investir ou colocar preços competitivos no mercado.

Em defesa da produção nacional, Lima Leite comentou: “Se não houver previsibilidade e um cronograma para retomar de forma gradativa a cobrança do Imposto de Importação para os eletrificados, não haverá interesse em se investir em modelos do gênero fabricados aqui”.

Na visão da Anfavea, a única resposta válida é a produção nacional, que assim substitui a importação de grandes volumes, fomentando a indústria nacional e tornando o Brasil um polo de exportação de carros elétricos.

Das marcas chinesas que estão trazendo carros ao país, a BYD é a única que confirmou a produção de carros elétricos na Bahia e já produz ônibus elétricos no interior paulista, atuando num segmento onde importações são inviáveis.

Possivelmente a BYD vê que a pressão sobre o governo para a retomada do imposto de importação para elétricos dará resultado em breve, preparando assim sua produção local visando também o carro elétrico.

[Fonte: Auto Indústria]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X