Anfavea diz que Brasil será produtor de carros elétricos

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O Brasil está focando fortemente em eletrificação associada com biocombustíveis, mais precisamente em etanol, mas a Anfavea, é uma das entidades que mais fortemente apoiam o uso do combustível vegetal.

Todavia, quando questionado sobre carros elétricos, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, foi enfático ao dizer que o Brasil será um produtor de carros elétricos.

Leite disse que no plano de descarbonização para o país, a produção de carros elétricos faz parte do pacote.

O executivo afirmou: “Seremos um produtor de carros elétricos. O Brasil tem uma indústria automotiva muito forte e estamos em cima de grandes recursos naturais para o processo de eletrificação. A eletrificação vai se dar com os biocombustíveis e, tranquilamente, com os veículos elétricos”.

Pela mensagem, a Anfavea indica focar no etanol como eletrificação de massa, enquanto os carros elétricos terão uma parcela menor do volume.

Com aposta na diversidade, a Anfavea vê várias opções para o Brasil se destacar, como indicou Leite em outro comentário: “A indústria automobilística brasileira tem os melhores caminhos para entregar as diversas soluções de descarbonização, de pegada tecnológica e de conectividade em todos os setores. E isso não é um discurso vago”.

Recebendo tanta pressão de montadoras como Volkswagen e Stellantis, além da Toyota e outras, a hibridização com etanol praticamente virou uma lei a ser seguida.

Além disso, a declaração recente de Leite sobre o retorno, dado como certo, do imposto de importação para carros elétricos, antes da posição oficial do governo, parece ter contribuído para um clima de desconfiança.

Leite reafirmou a posição da entidade sobre a posição do Brasil no mundo: “Temos um parque de fornecedores gigante e de padrão global, as montadoras aqui instaladas têm padrão global, outras estão chegando com novas tecnologias e inovação. Estou muito otimista com a contribuição que o Brasil vai dar para o setor e a mobilidade de uma forma geral”.

Pelo menos, no momento, BYD e GM prometem ênfase nos carros elétricos, com a GWM sendo outra com potencial de fazer o mesmo.

A Stellantis mostrou uma plataforma de carro elétrico, mas o foco é claramente na hibridização flex ou puramente com etanol.

Agora, resta saber de fato qual a previsão para que realmente o Brasil possa se tornar um player mundial no jogo do carro elétrico.

O Mobilidade Verde, a ser anunciado pelo governo, deverá responder em parte essa questão.

[Fonte: AB ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X