
O caso da empresa holandesa Nexperia mostrou ao setor automotivo global que impasses políticos podem afetar duramente a cadeia global de fornecimento de peças e componentes, em especial, microchips, e isso terá reflexo em todas as partes do mundo, obviamente, também no Brasil.
Por conta disso, a Anfavea emitiu um alerta para o setor automotivo brasileiro diante da escassez de microchips que mais uma vez vem assombrar a indústria automobilística mundial.
Diferente da época pós-pandemia, na qual as empresas do setor de tecnologia estavam vendendo chips para fabricantes de produtos eletrônicos por conta da alta demanda doméstica, agora a questão é a política que impede a exportação de chips a partir da China.
Veja também
Igor Calvet, presidente-executivo da Anfavea, reuniu-se com o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, onde alertou sobre as implicações de uma nova escassez de chips no setor automotivo.
Calvet mencionou que um automóvel emprega atualmente de 3.000 a 5.000 chips devido à complexidade dos veículos que atualmente são produzidos no país, onde sistemas eletrônicos controlam muito mais partes do veículo do que há 10 anos, por exemplo.
Em nota, Calvet disse: “Com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda. A urgência é evidente, e a mobilização se faz necessária para evitar um colapso na indústria.”
Se uma nova escassez de chips afetar a indústria automotiva mundial, ou pelo menos no ocidente, as montadoras terão enormes problemas com a cadência e poderão até recorrer à fabricação de veículos incompletos.
Trata-se de um enorme transtorno para as empresas e também para os funcionários, que estarão sujeitos a ficar semanas ou até meses em layoff por conta da suspensão da produção. Isso sem contar a simplificação perigosa de alguns modelos, que perderão tecnologias.
[Fonte: Auto Data]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










