Anfavea entrega ao governo plano para cortar 280 milhões de toneladas de CO²

etanol 2
etanol 2

A descarbonização está na pauta do dia na Anfavea, a associação que reúne as maiores montadoras do país. A entidade entregou ao governo federal um estudo onde aponta como pretende cortar 280 milhões de toneladas de CO² até 2040.

Com o mundo a pressionar os fabricantes de automóveis e caminhões a reduzir as emissões de poluentes, no Brasil não é diferente, mas a entidade prevê que a adoção de novas tecnologias e também de biocombustíveis, ajudará no processo.

Envolvendo mais de 3 mil pessoas, 5 mil horas e 13 meses, o estudo da Anfavea foi executado pela  Boston Consulting Group (BCG), que entrevistou em vários países, CEOs, presidentes, executivos, ministérios, técnicos, consumidores e acadêmicos, entre outros.

Em 2023, o Brasil foi responsável pela emissão de 13% das 242 milhões de toneladas de CO² emitidas pelos carros no globo, todavia, o levantamento apontou um aumento de 5 milhões de toneladas anuais em 2030 e 14 milhões adicionais ao volume atual em 2040.

Até lá, a Anfavea espera que o Brasil corte as 280 milhões de toneladas com medidas que focam na sustentabilidade, como o emprego de carros híbridos flex, onde a entidade prevê que em 2040, 90% das vendas serão de carros híbridos e elétricos no Brasil.

Nos biocombustíveis, uma das metas é alcançar o teor de 5% de água no etanol, sendo hoje de 7%, o que aumentaria a eficiência do combustível. Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, comentou sobre o futuro dos combustíveis.

Leite disse ao site Automotive Business : “Precisamos intensificar o uso de novas tecnologias e o uso de biocombustíveis. O Brasil não pode ser uma cópia do que acontece em outras regiões”.

O executivo concluiu: “Trabalhar em um só vetor (biocombustíveis) significa que vai aumentar o volume de importações e continuar tendo a mesma emissões de CO₂”.

Para abastecer essa frota de carros e caminhões híbridos flex e diesel, o estudo prevê serem necessários anualmente 9 bilhões de litros de biodiesel e 15 bilhões de litros de etanol, além de 50 mil GWh para os carros elétricos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X