Antes de Zafira e Meriva, outra minivan da General Motors surgiu primeiro; teria feito sucesso aqui?

opel sintra 1996 4
opel sintra 1996 4

Zafira e Meriva são nomes consagrados pela General Motors nos mercados da Europa e também no Brasil, deixando ainda saudades em muitos consumidores que viam nelas excelentes minivans.

Mas, antes dela, a Adam Opel AG, que liderou o projeto delas, teve seu primeiro monovolume familiar ainda nos anos 90, sendo essa a pouco conhecida Opel Sintra.

Há 30 anos, a Opel Sintra fez sua estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra e trazia duas portas laterais corrediças e oito assentos que podiam ser posicionados de diferentes maneiras na cabine.

opel sintra 1996 1
opel sintra 1996 1

Todavia, diferente dos modelos já citados, a Sintra não era um projeto Opel, sendo derivada de uma gama de minivans americanas da GM, entre elas Chevrolet Ventura, Pontiac Trans Sport, Pontiac Montana, Oldsmobile Silhouette e a famosa Buick GL8, ainda vendida na China.

Veja também

Mesmo americana, feita em Doraville, Georgia, a Opel Sintra tinha motores Ecotec de 2.2 litros de 141 cavalos e V6 3.0 litros com duplo comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, que entregava 201 cavalos.

opel sintra 1996 2
opel sintra 1996 2

O extenso pacote de equipamentos das duas versões, GLS e CD, incluía airbags frontais duplos e ar-condicionado de série, algo realmente importante numa época em que a segurança começava a tomar mais importância na Europa.

Com nome de cidade portuguesa, a Opel Sintra contava com direção hidráulica do tipo pinhão e cremalheira, suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira com barra de torção e freios a disco nas quatro rodas com ABS.

opel sintra 1996 3
opel sintra 1996 3

Ou seja, a Sintra estava em dia com o que se esperava de uma minivan para família grande, garantindo assim não só o conforto dos ocupantes, mas sua proteção.

Todavia, apesar dos números, a Sintra tinha somente 4,67 m de comprimento, mas seu entre eixos era de 2,84 m, o que garantia muito espaço interno.

Em 1997, a Opel Sintra também passou a estar disponível com um motor turbodiesel, porém, sua vida durou pouco e em 1999, a Zafira assumiu seu lugar com sete assentos e produção local.

Teria feito sucesso aqui? Talvez, mas sendo importada, não teria muitos volumes.

 

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.