
Zafira e Meriva são nomes consagrados pela General Motors nos mercados da Europa e também no Brasil, deixando ainda saudades em muitos consumidores que viam nelas excelentes minivans.
Mas, antes dela, a Adam Opel AG, que liderou o projeto delas, teve seu primeiro monovolume familiar ainda nos anos 90, sendo essa a pouco conhecida Opel Sintra.
Há 30 anos, a Opel Sintra fez sua estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra e trazia duas portas laterais corrediças e oito assentos que podiam ser posicionados de diferentes maneiras na cabine.

Todavia, diferente dos modelos já citados, a Sintra não era um projeto Opel, sendo derivada de uma gama de minivans americanas da GM, entre elas Chevrolet Ventura, Pontiac Trans Sport, Pontiac Montana, Oldsmobile Silhouette e a famosa Buick GL8, ainda vendida na China.
Veja também
Mesmo americana, feita em Doraville, Georgia, a Opel Sintra tinha motores Ecotec de 2.2 litros de 141 cavalos e V6 3.0 litros com duplo comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, que entregava 201 cavalos.

O extenso pacote de equipamentos das duas versões, GLS e CD, incluía airbags frontais duplos e ar-condicionado de série, algo realmente importante numa época em que a segurança começava a tomar mais importância na Europa.
Com nome de cidade portuguesa, a Opel Sintra contava com direção hidráulica do tipo pinhão e cremalheira, suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira com barra de torção e freios a disco nas quatro rodas com ABS.

Ou seja, a Sintra estava em dia com o que se esperava de uma minivan para família grande, garantindo assim não só o conforto dos ocupantes, mas sua proteção.
Todavia, apesar dos números, a Sintra tinha somente 4,67 m de comprimento, mas seu entre eixos era de 2,84 m, o que garantia muito espaço interno.
Em 1997, a Opel Sintra também passou a estar disponível com um motor turbodiesel, porém, sua vida durou pouco e em 1999, a Zafira assumiu seu lugar com sete assentos e produção local.
Teria feito sucesso aqui? Talvez, mas sendo importada, não teria muitos volumes.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










