A antiga fábrica da Troller, em Horizonte, no interior do Ceará, agora tem um novo dono, o grupo Comexport, que opera na área de comércio exterior e que agora passa a gerir a instalação que produzir o jipe T4, quando nas mãos da Ford.
Segundo o site Auto Data, a Comexport fará seis modelos eletrificados, que pertencem a três marcas diferentes. A empresa pretende investir R$ 400 milhões na primeira etapa, com previsão de entrar em operação em 2025.
Feito pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, o anúncio, durante evento organizado pelo governo do Estado do Ceará, não detalhou os produtos que serão feitos ali e nem os três clientes da empresa.
Tendo a presença do vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o evento dá a dimensão do negócio, que poderá montar localmente carros elétricos de marcas chinesas.
Uma delas poderá ser a Neta Auto que, ao ser procurada pelo site, não se manifestou sobre a operação da Comexport. Como se sabe, a chinesa quer produzir localmente e ter um espaço na fábrica de Horizonte seria interessante para um ou dois modelos.
Teixeira comentou: “O Ceará tem um desejo antigo de produzir veículos e este ano, graças à promulgação do Mover, que estabeleceu regras claras para a modernização da indústria brasileira com o desenvolvimento de novas tecnologias e trouxe previsibilidade à indústria automotiva, é possível promover o marco histórico de ter veículos movidos a novas energias 100% produzidos no Estado”.
Com 51 anos de atuação no comércio exterior de veículos, Teixeira pontuou: “Mais de 10% dos carros que vendidos no País passam pela nossa empresa.”
Todavia, sobre carros elétricos, Teixeira disse: “Nosso foco é o processo de industrialização. Em um primeiro momento não criaremos um carro no Ceará, embora seja um sonho para o futuro. Mas nós produziremos o que há de mais moderno em termos de veículo movido a novas energias”.
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