Apagão? Conheça os carros elétricos que ajudam na falta de luz

leaf 1 1

Você acordou hoje sem luz? Pois é. Pelo menos em 25 estados e no Distrito Federal, um enorme apagão deixou milhões de brasileiros sem energia elétrica e sem transporte público, afetando também voos e tudo o que depender da distribuição pública de eletricidade.

Todavia, em casos como esse, alguns donos de carros elétricos podem ter a alternativa de amenizar os impactos de um apagão com o carregamento bidirecional, que em alguns modelos é conhecido como CHAdeMO, embora existam outras tecnologias, inclusive envolvendo conexão 5G.

Eles permitem até alimentar o sistema elétrico de uma residência em caso de blecaute ou fornecer energia para aparelhos domésticos, essenciais num momento de crise.

No Brasil, temos poucos carros elétricos ainda, mas alguns deles podem ajudar na hora que a luz apaga.

Um deles é o Nissan Leaf, que possui um chamado CHAdeMO. A Nissan explica que “a recarga bidirecional V2X pode ser utilizada várias vezes ao dia e engloba os seguintes recursos: Vehicle to Home (V2H), Vehicle to Building (V2B), Vehicle to Grid (V2G), Vehicle to Load (V2L), Vehicle to Vehicle (V2V)”.

byd dolphin na 1

Segundo a marca japonesa, um Nissan Leaf pode sustentar uma residência em até 4 dias, como ocorreu em 2019 na província de Chiba, no Japão, durante um blecaute. Através do V2G, o Leaf gerencia esse fornecimento de energia em caso emergencial.

Outro carro elétrico com função semelhante é o BYD Dolphin, que possui sistema bidirecional de energia, permitindo alimentar aparelhos elétricos externos.

No lançamento do crossover elétrico, algumas unidades sustentaram parte do evento com energia para telões e luzes, demonstrando a capacidade do Dolphin de ser uma alternativa em caso de blecaute.

O Dolphin não tem o recurso de alimentar uma residência inteira, mas aparelhos que amenizem a falta de energia como aparelhos domésticos portáteis ou luzes de emergência, por exemplo.

Estes são apenas dois de vários modelos de carros elétricos existentes no mundo com essa função, que permite ajudar muita gente na hora do sufoco…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X