Apaixonado pela Audi faz documentário, detalhando em 25 pontos, tudo que está errado com a marca hoje em dia

audi documentario
audi documentario

A linha histórica de entusiastas da Audi acabou dando lugar à decepção. Em seu vídeo intitulado “Speak up for Audi”, o criador conhecido como Auditography relata, em cerca de uma hora, como sua paixão pela marca foi se transformando em frustração.

E o mais impressionante é que muitos concordam com ele: o vídeo acumulou mais de 3.500 comentários, quase todos concordando com o autor.

Ele se apresenta como alguém que viveu Audi desde a infância: desenhava os carros, comprou um A4 recém-formado, trabalhou como fotógrafo da marca e possui uma coleção pessoal de modelos da montadora.

Segundo o autor:

Para mim, a relação com a Audi está gravada em meus ossos e coração. Para mim, não é apenas uma marca. É um estilo de vida.
Nos últimos sete anos, a Audi vem tomando decisões cada vez mais questionáveis e, nos últimos tempos, parece que perdeu totalmente sua identidade.

audi q3 2026 1
audi q3 2026 1

O cerne da crítica cobre mais de uma dúzia de mudanças recentes de design e posicionamento, ilustradas com material histórico (como os próprios desenhos de infância) e registros pessoais da época em que esteve envolvido com a marca.

Principais reclamações dos fãs:

A retirada dos emblemas frontais nas versões S e RS, junto com escapamentos falsos, foi apontada como um ato de abandono da identidade da marca (“a pior decisão da história da Audi”).

A conversa sobre mudanças nos logos e insígnias dura quase 10 minutos, com comentários de outros entusiastas exibidos na tela, expressando descontentamento coletivo.

audi q6 sportback 4
audi q6 sportback 4

O posicionamento de nomes e hierarquia nos modelos também gerou confusão: a Audi mudou e depois voltou atrás, demonstrando desorganização estratégica.

Ainda assim, o autor defende que evolução é válida — mas não pode ocorrer à custa de paixão, detalhes e respeito à herança da marca. Como ele diz:

Às vezes, para seguir em frente, você precisa voltar. Olhar para trás e lembrar o que fez da Audi uma marca admirada.

As reações mostram que o discurso não é isolado. Nas redes, entusiastas, donos e ex-fãs manifestam empatia e medo de um futuro sem a personalidade que os atraiu à marca inicialmente.

Audi Q3 SUV
Audi Q3 SUV

E os números?

O recado vem em um momento delicado: as vendas da Audi caíram 12% até junho de 2025 (em comparação com o mesmo período de 2024).

Há também rumores sobre disputas internas envolvendo o CEO Gernot Döllner, o que pode estar alimentando o descontentamento.

Será que esse grito por dentro será ouvido? A torcida dos fãs apaixonados espera que a Audi repense seu caminho e reacenda a chama que a tornou querida.

Mas, ao que tudo indica, o tempo está passando — e pode ser decisivo para reconquistar quem já foi conquista da marca.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.