Apenas dois parafusos: Ladrões estão roubando, com extrema facilidade, as centrais multimídia das picapes RAM atuais

ram central multimidia roubos (2)
ram central multimidia roubos (2)

A cidade de Detroit, berço da indústria automotiva americana, está enfrentando uma onda inusitada de crimes.

Nos últimos meses, a polícia local emitiu um alerta aos proprietários das picapes Ram mais recentes devido ao aumento no número de furtos de centrais multimídia — aquelas grandes telas sensíveis ao toque que dominam o painel dos modelos modernos.

À primeira vista, pode parecer algo difícil de ser roubado, dado o nível de integração e complexidade desses sistemas nos carros atuais.

No entanto, um vídeo publicado pelo canal Pickup Truck Plus SUV Talk no YouTube mostrou o contrário: retirar o sistema multimídia dessas picapes é quase tão fácil quanto remover uma moldura de plástico.

A explicação gerou polêmica. Alguns espectadores acusaram o criador de conteúdo Tim Esterdahl de estar dando um manual de instruções para ladrões.

ram central multimidia roubos (1)
ram central multimidia roubos (1)

Mas, na prática, essa informação já circula nos fóruns e canais obscuros da internet — o que o vídeo fez foi chamar atenção do grande público, especialmente dos donos de veículos Ram, e pressionar a montadora Stellantis a agir.

Acredite se quiser: bastam duas ferramentas e menos de cinco minutos para levar a tela embora. Com acesso ao interior do veículo, o ladrão remove um forro de borracha no topo do painel, desparafusa dois simples parafusos Philips e desencaixa o módulo inferior preso por grampos plásticos.

Depois disso, é só desconectar o chicote e sair com o equipamento, que pode render entre US$ 800 e US$ 1.800 no mercado paralelo.

A facilidade do crime impressiona. “Sério, Chrysler?”, questiona o apresentador no vídeo, destacando que nem mesmo parafusos menos comuns, como os de padrão Torx, foram usados para dificultar a vida dos criminosos.

RAM 3500 003

Pior ainda: apesar de essas centrais estarem bloqueadas via software para funcionarem apenas no veículo original, há relatos de que hackers e criminosos conseguem burlar esse bloqueio com chaves eletrônicas falsas.

Para uma picape que pode custar até US$ 75 mil nos EUA, a ausência de medidas básicas de proteção para um componente tão visado é, no mínimo, preocupante.

E mais do que o valor da peça em si, que rivaliza com o preço de consoles como o PlayStation 5 ou tablets de ponta, está o transtorno e o custo da reposição para o proprietário.

A expectativa agora é que a Stellantis, responsável pela Ram, desenvolva alguma solução mais robusta para esse tipo de furto.

Caso contrário, como tantas vezes acontece, o mercado de acessórios e o setor de segurança automotiva deverão suprir essa lacuna com algum tipo de trava física ou sistema de bloqueio adicional — algo que, espera-se, custe bem menos do que o preço de uma central nova.

Até lá, o recado é simples: trave seu carro, estacione em locais seguros e fique atento, porque a tela virou ouro.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias RAM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.