A Giga Berlim, como é conhecida a mega fábrica da Tesla em Grünheide, Alemanha, recebeu autorização para expandir suas operações e tamanho, dobrando assim a capacidade industrial da instalação para alcançar 1 milhão de carros por ano.
Apesar dos protestos, atentado e toda sorte de coisas que Elon Musk enfrentou e ainda tem que lidar por lá, a fábrica alemã da Tesla recebeu uma inesperada autorização do conselho municipal para ir em frente na ampliação da unidade.
Isso significa ainda a construção de um espaço logístico, incluindo uma estação ferroviária, para embarcar os carros produzidos para toda a Europa, assim como receber peças e componentes no sentido contrário.
A capacidade de produzir carros não será a única a dobrar, pois o volume de baterias, sempre medido em energia, será de 100 gigawatts-hora, o dobro da atual.
Ainda que ambientalistas e outros grupos estejam preocupados com a expansão, que pode ameaçar o abastecimento de água potável na região, a autorização para derrubar até 47 hectares de árvores a mais deve ser dada pelas autoridades ambientais alemãs.
Mesmo diante de cartazes e faixas que diziam “Pessoas acima do lucro” ou “Feche a torneira Tesla”, a montadora americana surpreendentemente recebeu sinal verde da municipalidade para aumentar o volume.
O que mais surpreende é que a população local já votou contra a Tesla em fevereiro, mas a montadora prometeu cortar metade das árvores programadas. Então, como explicar essa mudança?
A Tesla provavelmente apresentou um novo plano de expansão menos agressivo ao ambiente local e isso foi aceito pela administração de Grünheide. Outro ponto, talvez, ao nível nacional e mesmo continental, a ameaça de mais carros chineses pode ter chegado ao conselho local.
Como se sabe, a importação de carros elétricos chineses está em questão na Europa e a duplicação da fábrica da Tesla é uma reação importante a isso, mesmo que não seja uma empresa europeia.
Além disso, a demanda pela marca na região faz a empresa importar exatamente da China, no caso do Model 3, no lugar de produzi-lo localmente. Com isso, a Giga Berlim será a primeira das grandes fábricas da Tesla a atingir 1 milhão por ano.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!