Apesar dos protestos, Tesla recebe autorização dobrar produção na Alemanha

giga berlim drone 7
giga berlim drone 7

A Giga Berlim, como é conhecida a mega fábrica da Tesla em Grünheide, Alemanha, recebeu autorização para expandir suas operações e tamanho, dobrando assim a capacidade industrial da instalação para alcançar 1 milhão de carros por ano.

Apesar dos protestos, atentado e toda sorte de coisas que Elon Musk enfrentou e ainda tem que lidar por lá, a fábrica alemã da Tesla recebeu uma inesperada autorização do conselho municipal para ir em frente na ampliação da unidade.

Isso significa ainda a construção de um espaço logístico, incluindo uma estação ferroviária, para embarcar os carros produzidos para toda a Europa, assim como receber peças e componentes no sentido contrário.

A capacidade de produzir carros não será a única a dobrar, pois o volume de baterias, sempre medido em energia, será de 100 gigawatts-hora, o dobro da atual.

Ainda que ambientalistas e outros grupos estejam preocupados com a expansão, que pode ameaçar o abastecimento de água potável na região, a autorização para derrubar até 47 hectares de árvores a mais deve ser dada pelas autoridades ambientais alemãs.

Mesmo diante de cartazes e faixas que diziam “Pessoas acima do lucro” ou “Feche a torneira Tesla”, a montadora americana surpreendentemente recebeu sinal verde da municipalidade para aumentar o volume.

tesla giga berlim 1 1
tesla giga berlim 1 1

O que mais surpreende é que a população local já votou contra a Tesla em fevereiro, mas a montadora prometeu cortar metade das árvores programadas. Então, como explicar essa mudança?

A Tesla provavelmente apresentou um novo plano de expansão menos agressivo ao ambiente local e isso foi aceito pela administração de Grünheide. Outro ponto, talvez, ao nível nacional e mesmo continental, a ameaça de mais carros chineses pode ter chegado ao conselho local.

Como se sabe, a importação de carros elétricos chineses está em questão na Europa e a duplicação da fábrica da Tesla é uma reação importante a isso, mesmo que não seja uma empresa europeia.

Além disso, a demanda pela marca na região faz a empresa importar exatamente da China, no caso do Model 3, no lugar de produzi-lo localmente. Com isso, a Giga Berlim será a primeira das grandes fábricas da Tesla a atingir 1 milhão por ano.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X