Após 27 anos, finalmente o Citroën Berlingo Multispace sai de cena na Argentina; versão furgão do velho francês continua

citroën berlingo multispace 1
citroën berlingo multispace 1

Em 1998, o Citroën Berlingo chegou ao mercado argentino na forma de importado e o mesmo acabou acontecendo aqui no ano seguinte, mas com a versão furgão, veio uma de passageiros, chamada Multispace.

Era um conceito europeu de comercial leve disfarçado de carro de passeio que persiste por lá até hoje e que os argentinos gostam, porém, só agora, 27 anos depois, é que o Citroën Berlingo Multispace saiu de cena no país vizinho.

Fabricado em El Palomar desde o começo dos anos 2000, o Multispace vinha sendo a opção de sempre do velho francês, que chegou a ser vendido no Brasil por alguns períodos.

Nem o tempo conseguiu incomodar o Citroën Berlingo Multispace, que já teve a produção interrompida por lá, assim como a do furgão, que deixou de ser oferecido aqui por vários anos, retornando em 2018 para sumir de vez em 2020.

Veja também

Em 2010, o Citroën Berlingo Multispace ganhou seu primeiro facelift e, em 2021, ganhou mais mudanças, desta vez estruturais, com adição de mais uma porta lateral.

citroën berlingo furgão
citroën berlingo furgão

Todavia, em 2023, o Global NCAP criticou a existência do Berlingo de primeira geração e instou a Stellantis a tirar o velho comercial leve de produção, o que de fato não ocorreu até agora, haja vista que a versão furgão continua em produção na Argentina.

Equipado com motor diesel 1.6 HDi de 92 cavalos e 23,5 kgfm, o Citroën Berlingo Furgón não parece ter data para sair de cena e os argentinos já podem preparar a festa dos 30 anos deste comercial leve…

Lançado em 1996 na França, o Citroën Berlingo ganhou sua segunda geração em 2008, que chegou a ser feita na Rússia, mas aqui tinha como base da plataforma PF2.

Poderia ter sido feita em El Palomar na mesma linha dos 308 e 408, bem como dos C4, C4 Pallas e C4 Lounge.

Por fim, para piorar na questão de custos, a terceira geração sobre a EMP2 surgiu em 2018 com o Fiat Doblò atual dos europeus e segue seu curso na Europa.

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.