
Em 1998, o Citroën Berlingo chegou ao mercado argentino na forma de importado e o mesmo acabou acontecendo aqui no ano seguinte, mas com a versão furgão, veio uma de passageiros, chamada Multispace.
Era um conceito europeu de comercial leve disfarçado de carro de passeio que persiste por lá até hoje e que os argentinos gostam, porém, só agora, 27 anos depois, é que o Citroën Berlingo Multispace saiu de cena no país vizinho.
Fabricado em El Palomar desde o começo dos anos 2000, o Multispace vinha sendo a opção de sempre do velho francês, que chegou a ser vendido no Brasil por alguns períodos.
Nem o tempo conseguiu incomodar o Citroën Berlingo Multispace, que já teve a produção interrompida por lá, assim como a do furgão, que deixou de ser oferecido aqui por vários anos, retornando em 2018 para sumir de vez em 2020.
Veja também
Em 2010, o Citroën Berlingo Multispace ganhou seu primeiro facelift e, em 2021, ganhou mais mudanças, desta vez estruturais, com adição de mais uma porta lateral.

Todavia, em 2023, o Global NCAP criticou a existência do Berlingo de primeira geração e instou a Stellantis a tirar o velho comercial leve de produção, o que de fato não ocorreu até agora, haja vista que a versão furgão continua em produção na Argentina.
Equipado com motor diesel 1.6 HDi de 92 cavalos e 23,5 kgfm, o Citroën Berlingo Furgón não parece ter data para sair de cena e os argentinos já podem preparar a festa dos 30 anos deste comercial leve…
Lançado em 1996 na França, o Citroën Berlingo ganhou sua segunda geração em 2008, que chegou a ser feita na Rússia, mas aqui tinha como base da plataforma PF2.
Poderia ter sido feita em El Palomar na mesma linha dos 308 e 408, bem como dos C4, C4 Pallas e C4 Lounge.
Por fim, para piorar na questão de custos, a terceira geração sobre a EMP2 surgiu em 2018 com o Fiat Doblò atual dos europeus e segue seu curso na Europa.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias