Após a Stellantis, Xiaomi também está proibida de usar nome italiano

xiaomi su7 oficial 3
xiaomi su7 oficial 3

Adolfo Urso, que já está sendo conhecido como o ministro do “Made in Italy”, ficou famoso fora da Itália por proibir a Stellantis de usar o nome Milano no novo crossover da Alfa Romeo, que agora sai de fábrica polonesa como Júnior.

Até agora, apenas a Stellantis havia violado uma lei italiana que impede que um produto não feito no país, receba o nome de um nome reconhecidamente de origem italiana e, nesse caso, era o nome local de Milão, a clássica Mediolano dos romanos.

Bom, a questão foi resolvida e agora, novamente, Adolfo Urso entra em ação, mas contra a famosa fabricante chinesa de smartphones, que agora tem seu primeiro carro, o Xiaomi SU7.

xiaomi su7 oficial 4
xiaomi su7 oficial 4

Como se sabe, é claro, SU7 é uma sigla que é facilmente confundível com “SUV” e essa não parece a melhor forma de vender o sedã elétrico, hoje o carro mais desejado na China.

Por isso, a Xiaomi havia decidido usar um nome mais bonito e internacionalmente conhecido, sendo esse Modena. Nome da cidade da comuna italiana da Emília-Romana, onde fica a sede da Pagani Automobili e da fábrica de carros da Maserati.

xiaomi su7 oficial 10
xiaomi su7 oficial 10

Modena já foi usado pela Ferrari como sobrenome da 360, bem conhecida por aqui, mas o carro em questão era totalmente feito na Itália, em Maranello. Porém, a Xiaomi faz o SU7 na China.

Urso disse que conversou com a Xiaomi e esta concordou em não usar o nome Modena em seu sedã elétrico no mercado internacional. O ministro do Made in Italy explicou aos representantes da Xiaomi, que conforme a legislação em vigor, os nomes italianos não podem ser utilizados para produtos fabricados no estrangeiro.

O objetivo é proteger os produtos nacionais e também os clientes. Assim, a Xiaomi terá de escolher um novo nome para o SU7 fora da China e espera-se que reflita bastante a proposta do carro.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X