Aprende Brasil: Este sedã, vendido por apenas R$ 46.000 na India, conseguiu 5 estrelas nos crash-tests, mostrando como se faz um carro barato e seguro

maruti suzuki dzire crash test

Em um momento em que modelos novos abaixo de US$ 20.000 desapareceram das concessionárias nos Estados Unidos, e sedãs abaixo de R$ 90.000 desapareceram do Brasil, onde o sedã mais barato é o Fiat Cronos Drive 1.0, por R$ 93.990, a Índia ainda oferece opções econômicas e surpreendentemente seguras.

Um desses veículos acessíveis, o Suzuki Dzire, recentemente provou que segurança e baixo custo podem andar juntos.

O veículo da subsidiária indiana Maruti Suzuki foi submetido a testes de colisão realizados pela Global NCAP, parte da fundação britânica Towards Zero Foundation, que realiza testes para veículos vendidos em países com regulamentações de segurança frágeis ou inexistentes.

O Dzire, que começa com preços equivalentes a US$ 8.000, ou R$ 46.000, está disponível com um motor 1.2 litro de 80 cavalos de potência ou uma versão a gás natural com 69 cv.

dzire 1

Mesmo com um preço acessível e potência modesta, o carro impressionou ao receber cinco estrelas em segurança para adultos e quatro estrelas para crianças.

A Maruti Suzuki confiava tanto no desempenho do Dzire que disponibilizou voluntariamente o modelo para ser testado.

Mesmo na versão básica, o Dzire vem equipado com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas e proteção para pedestres — recursos normalmente vistos em carros de maior valor, mas que são notáveis em um veículo de menos de US$ 10.000.

Para efeito de comparação, o carro mais barato à venda nos Estados Unidos, o Nissan Versa, começa em US$ 18.330, mais do que o dobro do preço do Dzire.

dzire 3

Além disso, o Dzire atual marca uma grande evolução em relação ao seu antecessor, que recebeu apenas duas estrelas para proteção de adultos e crianças em uma avaliação anterior da Global NCAP.

O modelo antigo oferecia apenas dois airbags frontais e ESC como itens de série, e sua estrutura e área dos pés foram consideradas instáveis nos testes. Na nova geração, o veículo foi aprimorado significativamente, com melhorias notáveis em resistência estrutural e tecnologias de segurança.

David Ward, presidente da Towards Zero Foundation, declarou sua esperança de que a Maruti Suzuki expanda esse nível de segurança para toda a sua linha de veículos.

Segundo ele, “Se a Maruti alcançar esse nível de desempenho em segurança em todos os seus modelos, isso representará uma verdadeira revolução em segurança veicular para os consumidores indianos.”

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.