A Toyota Motor Corporation está implementando uma estratégia ambiciosa para aumentar significativamente sua produção de veículos elétricos (EVs) sem os riscos financeiros de construir novas fábricas ou de investir demais em um mercado incerto.
Chamada de “Área 35”, a iniciativa busca otimizar a utilização do espaço e dos recursos existentes nas plantas de produção da montadora, permitindo fabricar até 3,5 milhões de EVs anualmente até 2030.
A estratégia consiste em reduzir em 35% o número de peças diferentes utilizadas nos veículos, simplificando a produção e diminuindo a complexidade de desenvolvimento.
Segundo Yoichi Miyazaki, CFO da Toyota, essa abordagem também permitirá ganhos de eficiência, como acelerar o tempo de desenvolvimento em três ciclos completos de novos modelos e aumentar os lucros em 3,5%.
Foco na flexibilidade
O conceito da Área 35 surgiu como resposta à imprevisibilidade da demanda por EVs e aos desafios enfrentados por concorrentes como Ford, GM, Volvo e Volkswagen, que tiveram que revisar suas metas ambiciosas devido a mudanças nas condições de mercado.
A Ford, por exemplo, reduziu os gastos com EVs em 25% e suspendeu projetos de novos modelos.
A Volvo desistiu de sua meta de vender apenas EVs até 2030, enquanto a Volkswagen enfrenta reestruturações significativas para financiar sua transição elétrica.
Com a Área 35, a Toyota quer evitar essas armadilhas, adaptando-se rapidamente às variações de demanda. A empresa prevê que 1,7 milhão de seus EVs em 2030 serão baseados em uma nova arquitetura modular, a ser lançada com a Lexus em 2026.
Processos como hiperdigitalização e gigacasting ajudarão a reduzir pela metade o tempo de produção e cortar os custos de equipamentos em 25%.
Otimização das fábricas existentes
Ao invés de construir novas plantas, a Toyota está compactando sua capacidade atual para abrir espaço para os EVs, usando técnicas modernas de produção, como linhas de montagem automatizadas onde os próprios veículos se movem através do processo.
Essa abordagem já está em andamento em 10 fábricas no Japão e no exterior desde agosto de 2023, com planos de expansão gradual para mais de suas 54 plantas globais.
Na prática, a Área 35 não se limita apenas a EVs. A capacidade criada pode ser redirecionada para outros tipos de powertrains, conforme necessário.
Em sua implementação no Japão, o programa já gerou capacidade adicional de 80.000 veículos por ano, otimizando a gestão da cadeia de suprimentos, outro ponto crítico no setor automotivo atual.
Um passo além
A Toyota atingiu um recorde de produção global de 11,2 milhões de veículos no último ano fiscal, mas isso trouxe desafios relacionados a fornecedores sobrecarregados e problemas de qualidade.
A Área 35 promete não apenas expandir a capacidade, mas também mitigar esses gargalos, reafirmando o compromisso da Toyota com a eficiência e a inovação, enquanto lidera a próxima fase de transição para a mobilidade elétrica.
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