Argentina perde para China a posição de maior exportador de veículos para o mercado brasileiro

byd porto 1
byd porto 1

A China vem papando vários mercados mundo afora com suas inúmeras marcas e modelos que estão focando em automóveis elétricos e híbridos, o terreno onde os chineses conseguiram finalmente conquistar o mercado internacional.

Agora, ela ultrapassa a Argentina como maior exportador de carros para o mercado automotivo nacional, mostrando haver uma demanda enorme por carros eletrificados por aqui.

Segundo a Anfavea, a entidade que reúne as montadoras mais antigas do país, o salto foi de 61,5% do registrado no primeiro mês do ano passado, com janeiro de 2026 recebendo de 16,8 mil veículos produzidos na China.

geely ex2 porto 1
geely ex2 porto 1

Dessa forma, os chineses superaram os importados da Argentina, que somaram 13,4 mil, num recuo de 30,7%. Deve-se lembrar que a China não tem nenhum acordo automotivo com o Brasil, diferente do país vizinho e do México.

Veja também

Com um total de 38 mil unidades emplacadas, sendo 3,3% abaixo do volume de janeiro de 2025 e 29,6% menos do que em dezembro do ano passado, as importações seguem em ritmo elevado.

Todavia, espera-se uma redução em tais números conforme a nacionalização de veículos chineses aumenta no país, com crescente elevação do número de unidades produzidas aqui e também de operações terceirizadas.

byd fabrica brasil 7
byd fabrica brasil 7

No mercado, os importados da China responderam por 22,3% do total de emplacamentos de veículos leves, porcentual só inferior ao de janeiro do ano passado, quando representaram 23%.

Por aqui, a grande profusão de marcas chinesas ainda não causou um “congestionamento” de demanda no país e isso ainda parece só o começo, já que pelo menos três delas já possuem fábricas operando no país.

gm fabrica ceara 1
gm fabrica ceara 1

 

Existem ainda várias marcas que pretendem chegar com carros importados da China inicialmente e depois, se o desempenho aqui for bom, nacionalizar via fábricas próprias ou de terceiros.

Essas novas “newcomers” chinesas ocuparão em parte a lacuna de importados que as principais red flags do gigante asiático deixarão de trazer ao mercado nacional.

[Fonte: Auto Data ]

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.