As piadas de posto de gasolina acabaram: Carro elétrico da BYD carrega 400 km em apenas 5 minutos

byd dolphin mini 2026 avaliação na (4)
byd dolphin mini 2026 avaliação na (4)

A maior barreira para quem ainda resiste aos carros elétricos pode estar prestes a ruir — e com força.

A BYD revelou uma tecnologia de carregamento ultrarrápido capaz de entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos, o que acaba com as piadas de “consigo carregar meu carro a gasolina em 5 minutos.

A façanha foi registrada em vídeo, onde um dos novos modelos da marca atingiu uma potência de carregamento de até 746 kW.

A promessa da montadora chinesa é tornar a experiência de recarregar um EV tão rápida quanto encher o tanque com gasolina.

Veja também

A tecnologia por trás disso é a nova Super e-Platform, anunciada em março, que introduz a primeira arquitetura de 1000V em larga escala para veículos de passeio.

byd atto 8 (5)
byd atto 8 (5)

Junto com ela, a BYD apresentou a Flash Charging Battery, capaz de lidar com correntes de até 1000A e atingir uma taxa de carregamento de 10C — marcas inéditas no setor.

O sistema completo pode fornecer até 1 megawatt de potência, superando qualquer outro padrão atual no mercado automotivo.

Modelos como o Han L e o Tang L, já lançados na China com essa nova plataforma, conseguem carregar de 10% a 70% da bateria em menos de 5 minutos.

No caso do Tang L, um SUV elétrico, são 370 km de autonomia recuperados em cinco minutos de tomada.

O Han L, por sua vez, chega a 400 km (ou cerca de 250 milhas) nesse mesmo tempo, com carga completa em apenas 20 minutos.

Esses resultados colocam os EVs da BYD lado a lado com os veículos a combustão no quesito velocidade de reabastecimento — algo impensável há poucos anos.

Os modelos partem de 219.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 145 mil, e já estão em circulação no mercado chinês.

Segundo a empresa, o objetivo é acabar com a chamada “ansiedade de recarga”, que ainda impede parte dos motoristas de migrar para os elétricos.

O CEO Wang Chuanfu declarou que esta é a etapa final para que os EVs superem de vez os carros a combustão no uso cotidiano.

E a ofensiva não se limita à China: a BYD confirmou planos para levar a tecnologia Flash Charging também à Europa e outros mercados globais.

Com esse avanço, a BYD se posiciona na dianteira da corrida tecnológica entre montadoras e desafia o modelo tradicional de abastecimento veicular.

O futuro pode estar mais próximo do que se imaginava — e ele talvez não envolva mais paradas demoradas em postos de gasolina.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.