Assim como Renault e Kia, Mercedes-Benz também aposta em uma nova plataforma de comerciais leves elétricos e híbridos

mb novas vans 1
mb novas vans 1

Assim como Renault e Kia, a Mercedes-Benz Cars & Vans está apostando em uma nova plataforma eletrificada para comerciais leves e isso parece o futuro do segmento na Europa.

Segundo a empresa, para atender com flexibilidade às necessidades dos clientes, a Mercedes-Benz oferecerá vans com motores de combustão de última geração juntamente com veículos elétricos em uma única arquitetura no futuro.

Todas as vans desse novo projeto recém-desenvolvido serão baseadas na modular, flexível e escalável Mercedes‑Benz Van Electric Architecture, conhecida como VAN.EA.

A partir de 2026, os novos modelos comerciais elétricos da Van Electric Architecture serão introduzidos, porém, haverá também a Van Combustion Architecture (VAN.CA), que são as vans com motor de combustão de última geração.

Independentemente do trem de força empregado, a nova arquitetura permite uma diferenciação clara entre vans posicionadas no segmento de luxo e comerciais posicionadas no segmento premium.

mb novas vans 2
mb novas vans 2

Ambas as variantes, VAN.EA e VAN.CA, compartilham cerca de 70% das peças comuns e serão produzidas na mesma linha, com a nova arquitetura de van permitindo sinergias máximas e gerando economias de escala.

Com essa nova linha de comerciais leves, a Mercedes‑Benz poderá usar motores a gasolina ou diesel como geradores para extensão de alcance das baterias.

O motivo é que, numa imagem divulgada, três modelos da linha VAN.EA apresentam motores elétricos nos dois eixos, com uma bateria enorme sob o assoalho.

Ainda assim, a VAN.CA pode ter uma arquitetura que suporta não somente o motor, mas também transmissão e tanque de combustível maior.

Espera-se ainda que estas vans sejam altamente conectadas via MBUX e que adotem um sistema de gestão de frotas eficiente para se obter mais rentabilidade na operação.

Além da Mercedes-Benz, a Renault aposta também numa nova linha de comerciais leves elétricos para atuação no mercado europeu.

Já a Kia também aposta em sua família PV, que terá maior foco na Europa.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X