Atrás da Cortina de Ferro: O dia em que a URSS criou o ZIL-112S, um rival soviético para o AC Cobra

ac cobra sovietico (1)
ac cobra sovietico (1)

Por Thomaz de Castro
Baseado na reportagem (em inglês): https://www.hotcars.com/soviet-supercar-that-copied-cobra/

Quem diria que entre os anos de 1961 e 1962 o país de Stalin haveria uma resposta aos campeões europeus e americanos das corridas daquela época?

Até aqui, a imagem que tínhamos dos carros da ‘Cortina de Ferro’ era do foco em utilidade, durabilidade e simplicidade, mas a Zavod Imeni Likhacheva (ZIL), empresa estatal, usou seus recursos para criar um carro capaz de competir com carros campeões da Ford e da Ferrari .

A ZIL, famosa por fabricar limosines para autoridades do partido comunista, aproveitou o crescente interesse dos soviéticos por corridas automobilísticas e apresentou duas unidades do seu protótipo de concorrente do Cobra.

O engenheiro-chefe, Vitaly Grachev, havia ficado encarregado de demonstrar nas pistas que a URSS poderia competir em desempenho com carros e marcas lendárias do Ocidente.

ac cobra sovietico (2)
ac cobra sovietico (2)

Inicialmente apareceram desafios com a distribuição de peso no chassi, os freios e a durabilidade dos pneus, já que o objetivo era alcançar a maior velocidade máxima possível.

Porém, refinamentos e ajustes no desenho levaram a um carro com grande similaridade ao AC Cobra, um modelo que viria a ter uma reputação robusta nas pistas.

Nascia assim o ZIL-112S, um carro feito em fibra de vidro com motor V8 de 7.0 litros que despejava 270 cv nas rodas traseiras e tracionava suas mais de 1,2 toneladas, acompanhado de uma transmissão manual de 4 marchas.

Ao final, o modelo alcançou um impressionante equilíbrio entre potência e peso.

ac cobra sovietico (3)
ac cobra sovietico (3)

Voltado para as pistas, o carro foi construído sobre um chassi tubular do tipo spaceframe para reduzir o peso e melhorar a rigidez torcional.

A suspensão apresentava configurações independentes na dianteira e na traseira, enquanto os freios a disco ventilados nas quatro rodas proporcionavam um poder de frenagem impressionante, uma raridade nos veículos soviéticos da época.

Sua velocidade máxima declarada era de 273 km/h em condições ideais, embora em testes reais que ocorreram em clima desfavorável, foi certificado o alcance de 225 km/h, ainda assim uma marca notável para aquela época.

Para facilitar a dirigibilidade, os engenheiros instalaram um diferencial de deslizamento limitado fabricado pela própria ZIL e endureceram a suspensão para uso em corridas.

ac cobra sovietico (4)
ac cobra sovietico (4)

Embora o 112S possa ter inspirado elementos visuais do Cobra, sua engenharia o tornou um verdadeiro original soviético.

No interior, o cockpit oferecia dois bancos individuais, um painel simples com medidores analógicos e quatro pedais, sendo que o pedal extra acionava um freio de transmissão manual usado durante as provas, ajudando a gerenciar as cargas do sistema de transmissão e aumentando a durabilidade da embreagem.

O volante ficava próximo ao peito do piloto e a visibilidade permanecia limitada, reforçando seu design focado nas competições.

Ambas as duas unidades estão preservadas até hoje: uma está em exposição no Museu do Automóvel de Riga, na Letônia, o maior museu de veículos antigos dos Países Bálticos, enquanto a outra pertence a um colecionador particular na Suécia e permanece em grande parte escondido do público.

ac cobra sovietico (5)
ac cobra sovietico (5)

Por fim, O ZIL-112S introduziu tecnologias incomuns em carros soviéticos da época, o que marcou uma rara tentativa daquele país em construir uma máquina competitiva de alto desempenho, capaz de rivalizar com seus análogos ocidentais.

Mais do que uma raridade nas corridas, o ZIL-112S prova que, mesmo atrás da Cortina de Ferro onde o sistema priorizava a utilidade em detrimento da velocidade, os engenheiros buscavam inovação e desempenho de direção, entregando ao fim, uma máquina impressionante que precisa ser conhecida e lembrada.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.