
Novo Nissan Kicks investe no estilo e na tecnologia para brigar no segmento dos utilitários esportivos compactos mais equipados
Um ano e três meses depois de ter sido revelada no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, a segunda geração do Nissan Kicks chega ao Brasil.
Com design moderno, mais tecnologias e novo “powertrain”, o novo Kicks conviverá nas concessionárias com a primeira geração do modelo – que foi reposicionada como “SUV de entrada” e renomeada como Kicks Play.
O Kicks de segunda geração chega às concessionárias brasileiras no dia 3 de julho, mas já está disponível para pré-venda no site da Nissan.
A linha parte de R$ 164.990 na versão Sense (R$ 159.990 como valor especial de lançamento), passa pela Advance por R$ 175.990 (R$ 167.990 no lançamento), pela Exclusive de R$ 182.490 (R$ 177.990 no lançamento) e vai a R$ 199.990 na Platinum – no lançamento, a “top” tem bônus de R$ 5 mil na avaliação do usado dado como entrada e taxa zero em 18 vezes com 65% de entrada.
O novo Kicks adota a plataforma CMF-B HS, utilizada pelo Nissan Juke europeu, e desde o início do ano passado já é produzido no México, de onde abastece a América do Norte e alguns países da América Latina.
Há três meses, tanto o novo Kicks quanto seu motor começaram a ser produzidos também no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ).
No México, o Kicks recebe motor de 2,0 litros de quatro cilindros aspirado a gasolina com 141 cavalos de potência e 19,4 kgfm de torque.
Já no novo modelo produzido no Brasil, as quatro versões compartilham o motor tricilíndrico 1.0 turbo bicombustível, com 12 válvulas e injeção direta multiponto – o mesmo bloco que a Horse produz no Paraná para a Renault e é adotado no Kardian, mas com software e calibração específicos da Nissan.
Entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) banhada a óleo, com opção de trocas em “paddles shifters” no volante – similar à do Kardian, com “tunning” específico.
No Kicks, a alavanca de marchas dá lugar a um console com quatro botões, comas funções “P”, “N”, “R” e “D/M”.
Com 4,36 metros de comprimento, 1,80 metro de largura (2,09 metros com espelhos), 1,62 metro de altura, 2,66 metros de entre-eixos e 20 centímetros de altura livre em relação ao solo, o novo Kicks ganhou cinco centímetros no comprimento, três centímetros no entre-eixos, quatro centímetros na largura e um centímetro de altura em relação ao Kicks de primeira geração.
O entre-eixos é o maior da categoria de SUVs compactos – supera Volkswagen T-Cross (2,65 metros), Honda HR-V e Hyundai Creta (2,61 metros), Chevrolet Tracker (2,57 metros) e Fiat Fastback e Pulse (2,53 metros).
Ultrapassa até os entre-eixos dos SUVs médios Toyota Corolla Cross (2,64 metros) e Jeep Compass (2,63 metros).
A proposta dos designers para a segunda geração do Kicks foi transmitir agilidade e robustez. Na visão frontal, o desenho é geométrico e arrojado.
Os faróis de leds são sublinhados por luzes de circulação diurna em três filetes, que acentuam o porte robusto. Na traseira, as lanternas de leds ficam aplicadas na moldura preta que divide a tampa do porta-malas em dois segmentos, e um discreto spoiler arremata o teto.
As rodas têm aro 19 nas versões Exclusive e Platinum e aro 17 nas opções iniciais.
As quatro variantes diferenciam-se pelos pacotes de equipamentos. Em todas, há seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e sistema inteligente de partida em rampa.
A inicial Sense traz ar-condicionado digital, alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa, controle de velocidade e distância, freio eletrônico com Auto Hold, multimidia com display de 12,3 polegadas e rodas de 17 polegadas.
A Advance acrescenta interior em couro sintético, carregador de celular por indução, visão 360 graus – câmeras instaladas ao redor do veículo criam uma imagem panorâmica do entorno – e rack de teto longitudinal.
A partir da Exclusive, o Kicks agrega faróis com projetores, rodas de liga leve de 19 polegadas, iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, sensor de chuva e sensor de estacionamento dianteiro.
E a topo de gama Platinum soma teto solar panorâmico, assistente de centralização em faixa, monitoramento de ponto cego com intervenção, sistema de auxílio à condução ProPilot, alerta de tráfego cruzado traseiro e som Bose com dez alto-falantes.
Experiência a bordo – Racionalidade espacial
No painel do novo Nissan Kicks, uma tela acomoda os instrumentos e outra o sistema de infoentretenimento. Para as versões Sense e Advance, as telas são de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando 24,6 polegadas.
O multimídia traz as informações do sistema de áudio, e os aplicativos como Apple Car Play e Android Auto podem ser acessados por conexão sem fio. Há carregador wireless para celulares a partir da Advance.
Na Platinum, o sistema de som conta com tecnologia Bose Personal Plus com dez alto-falantes – dois deles embutidos nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. Há comandos físicos para ar-condicionado, ajustes de volume e câmeras, mas falta uma saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
Com “efeito colateral” do entre-eixos de 2,66 metros, o espaço para os ocupantes que se sentam no banco traseiro é generoso. O teto solar panorâmico da versão Platinum amplia a percepção de espaço.
O conforto em todos os bancos conta com mesma solução que a Nissan já adota há tempos nos bancos dianteiros de seus carros: a tecnologia Zero Gravity, que ajuda a distribuir o peso para reduzir a fadiga.
Os porta-copos nas portas e console central são grandes o suficiente para acomodar garrafas de até um litro. Com 470 litros de capacidade, o porta-malas tem, a partir da Advance, o Flexible Board – uma placa móvel que deixa o assoalho alinhado com a base do carro.
No geral, o padrão de acabamento da versão Platinum do novo Kicks é bom, mas “derrapa” em alguns detalhes – como as bordas dos para-sois, que têm arremate com serrilhas, ou a parte interna da tampa do capô do motor, que não é pintada na cor da carroceria (vem na base prime).
Primeiras Impressões – Além da lógica dos números
Combinar uma carroceria leve (em torno de 1.120 quilos, peso próximo ao dos hatches compactos) e um motor eficiente, sem perder o foco na relação custo/benefício.
Essa foi a “fórmula do sucesso” da linha Kicks desde sua apresentação no Brasil, em 2016.
Mas a receita ficou no passado – ou melhor, ficou para o Kicks Play (o Kicks de primeira geração), que entrega 110 cavalos e 14,9 kgfm com gasolina e 113 cavalos e 15,2 kgfm com etanol.
No novo Kicks, o motor 1.0 turbo de três cilindros desenvolve 125 cavalos de potência, com etanol, e 120 cavalos, com gasolina, ambos a 5 mil rpm.
O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.
Com os 1.366 quilos da versão Platinum – quase 250 quilos a mais que a primeira geração –, no novo crossover da Nissan, a relação peso/potência fica próxima aos 11 kg/cv, enquanto no Kicks Play fica perto de 9,9 kg/cv.
Assim, embora tenha 11% mais potência e 47% mais torque, a aceleração de zero a 100 km/h do novo Kicks é feita em 12,4 segundos – mais lenta em comparação à do Kicks Play, que leva 12 segundos na mesma aceleração.
Os preços do novo modelo – entre R$ 160 mil e R$ 200 mil, acima da faixa de R$ 118 mil a R$ 147 mil do Kicks Play – deixam claro que a Nissan pretende atuar no segmento de SUVs compactos com maior valor agregado, gerando mais rentabilidade para a rede de concessionárias e para a marca.
Mesmo sem revelar muita esportividade, a harmonia do propulsor com a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo resulta em mudanças de marchas rápidas, sem percepção de interrupção do torque – a dupla embreagem deixa a próxima engrenagem sempre pronta para o engate.
O mapeamento do motor foi feito de forma a reduzir “turbo lags”, mas as acelerações nas retomadas de velocidade são progressivas e não chegam a provocar a sensação de que as costas estão afundando no banco.
Para quem gosta de andar mais rápido, há o modo Sport, com respostas mais ágeis e motor cheio, e o recurso de usar os “paddles shifters” atrás do volante para melhorar a performance.
Em ritmos mais velozes, a suspensão segura bem a rolagem da carroceria nas curvas. O sistema stop/start colabora para a economia de combustível.
Segundo o Inmetro, o consumo fica em 11,7 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Na estrada, atinge 14,3 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol).
Na versão Platinum, o Kicks traz um pacote bem completo de assistências ao motorista.
Vem com alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem e detecção de pedestre, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, Visão 360 Graus Inteligente e detector de objetos em movimento, monitoramento de ponto cego com intervenção, assistente de centralização em faixa, assistente de frenagem traseira com detecção de pedestres e sistema semiautônomo Pro Pilot – que controla a distância em relação ao veículo à frente.
Ficha Técnica – Nissan Kicks Platinum
Motor: 1.0 turbo, 999 cm³, 3 cilindros, 12 válvulas, bicombustível com injeção direta multiponto
Potência: 125 cavalos a 5 mil rpm (etanol) / 120 cavalos a 5 mil rpm (gasolina)
Torque: 22,4 kgfm a 2.500 rpm (etanol) / 20,4 kgfm a 2 mil rpm (gasolina)
Tração: dianteira
Transmissão: automática de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) com opção de trocas em “paddles shifters” no volante
Carroceria: crossover compacto com 4 portas e 5 lugares
Dimensões: 4,36 metros de comprimento, 1,80 metro de largura (2,09 metros com espelhos), 1,62 metro de altura, 2,66 metros de entre-eixos e 20 centímetros de altura livre em relação ao solo
Peso em ordem de marcha: 1.366 quilos
Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora e traseira com eixo de torção com barra estabilizadora
Direção elétrica com assistência variável (EPS)
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
Rodas e pneus: liga leve 19 polegadas e Pirelli 225/45R19
Preço da versão: R$ 199 mil
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