*Destaque Audi Lançamentos Linha 2018/2019 Sedãs Test Drive

Audi A3 Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, fotos

Audi A3 Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, fotos
Audi A3 Sedan

O Audi A3 Sedan 2018/2019 está no mercado nacional com a última alteração de visual e conteúdo, sendo equipado com motores EA211 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, nos dois combustíveis. Já o EA888 é um 2.0 TFSI de dupla injeção (direta e indireta), que fornece 220 cv e 35,5 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm.

O sedã de acesso da marca alemã tem ainda transmissão automática Tiptronic de seis velocidades ou de dupla embreagem banha a óleo S tronic de seis marchas, nesse caso apenas no 2.0 TFSI.


Preço básico? R$ 118.990. “Básico” porque os opcionais encarecem bastante o modelo. Com tudo isso, o Audi A3 Sedan 2018/2019 vai de 0 a 100 km/h em 8,8 ou 6,9 segundos e atinge máximas de 215 km/h ou 250 km/h.

Audi A3 – história

Lançado originalmente em 1996, o Audi A3 surgiu como um hatchback de luxo, que compartilhava a plataforma PQ34, a mesma do Volkswagen Golf. Foi a primeira vez em muitos anos que as duas marcas desenvolveram um produto para o segmento premium, já que anteriormente apenas o Audi 50 havia surgido a partir da VW e só foi sucedido com a chegada do A1, décadas depois de sair de linha.


Não demorou muito e a dupla começou a ser produzido pela Volkswagen em São José dos Pinhais-PR, que surgiu como uma nova planta da montadora alemã, que aqui utilizou a similaridade de arquitetura para produzi-los. Assim como no Golf, o A3 ganhou motorização EA111 1.6 8V de 101 cv.

Além dessa, o hatch alemão também veio com motor EA113 1.8 com cabeçote de cinco válvulas por cilindro, totalizando vinte válvulas. Havia duas versões, uma aspirada de 125 cv e 17,3 kgfm, bem como versões turbinadas de 150 cv ou 180 cv, que entregavam 21,5 kgfm e 24,0 kgfm, respectivamente.

Na Alemanha, o Audi A3 teve versões de 210 cv e 225 cv. Produzido tanto em versão duas portas, quanto quatro portas, diferente do Golf, que só tinha versão quatro portas. O hatch ganhou uma segunda geração em 2003, junto com o Golf alemão.

Aqui, a dupla permaneceu na geração anterior. Com a base PQ35, o modelo ficou mais sofisticado e, após o fim da produção brasileira em 2006, passou a ser importado.

Essa segunda geração do Audi A3 tem como curiosidade o fato de terem sido feitos em torno de 400 unidades no Brasil, após o fim da geração anterior, mas pouco se sabe sobre os detalhes dessa operação.

Comenta-se que a marca desistiu por conta dos custos. De qualquer forma, a partir de 2013, a terceira geração chegou com a plataforma modular MQB. Pela primeira vez, o A3 ganhou uma variante sedã. Esta, derivou um conversível, que substituiu o anterior, derivado do hatch.

O projeto logo chamou a atenção para a produção brasileira e o Audi A3 Sedan passou a ser feito na mesma fábrica da primeira geração. Da mesma forma, o modelo veio junto com o Golf, este já na sétima geração. Antes de virar nacional, o modelo de três volumes veio na versão Sport (duas portas) e Sportback (quatro portas), sendo posteriormente vendido o Cabrio.

O Audi A3 Sedan chegou com motor 1.4 TFSI de 122 cv e 20,4 kgfm, além do 1.8 TFSI de 180 cv. O modelo vinha com câmbio de dupla embreagem S tronic e sete marchas, sendo seis no 1.8 TFSI. A versão S3 não foi vendida com o sedã. O novo motor EA211 se mostrou ideal para o três volumes, que tem 4,45 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.

Com a produção nacional, o Audi A3 Sedan sofreu diversas mudanças, algumas controversas. O sedã perdeu a suspensão multilink e passou a oferecer um eixo de torção, indo em um movimento contrário ao do Volkswagen Jetta, por exemplo, que importado do México, ganhou multilink no lugar do eixo de torção.

A inversão de papéis não passou despercebida pela imprensa e consumidores, que criticaram.

O motor 1.4 TFSI de 122 cv passou a ter 150 cv, mas virou flex e perdeu parte da economia com o uso de etanol. Outra mudança que não foi bem aceita é a perda do câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que foi trocado pelo automático com conversor de torque, conhecido como Tiptronic com seis marchas.

A versão 1.8 TFSI deu lugar ao 2.0 TFSI de 220 cv e 35,5 kgfm. Esse manteve o S tronic de seis marchas e a suspensão multilink.

Com preços agressivos no começo, quando chegou a ser vendido por pouco mais de R$ 85 mil – na época, um Corolla Altis custava R$ 80 mil. Hoje o Audi A3 Sedan já custa o mesmo que o Toyota em sua versão topo de linha.

Um facelift recente reforçou a proposta do sedã, mas não ajudou nas vendas, que estão em baixa. O Audi S3 Sedan pode chegar junto com o Sportback ainda em 2017.

Audi A3 Sedan 2018/2019 – detalhes

Audi A3 Sedan 2018/2019 tem um visual alterado na frente, completado pela grade com contornos mais retilíneos e apliques laterais no para-choque. As rodas de liga leve aro 17 polegadas apresentam um aspecto mais aerodinâmico e sofisticado.

Na versão Ambition, frisos cromados em torno das janelas realçam a presença do topo de linha, que ainda vem com os pequenos retrovisores dotados de repetidores de direção em LED e basculamento.

No teto, o dispositivo Open Sky permite abertura panorâmica. Na traseira, outra novidade é o para-choque com novo difusor de ar, que traz também escape duplo cromado. Há câmera de ré e lanternas em LED, incluindo os indicadores de direção. Mas, as mudanças também foram realizadas no interior.

O três volumes alemão, feito em São José dos Pinhais/PR, adota alterações mais significativas no estilo, ganhando novos faróis com cortes na parte inferior e projetores bi-xênon com LEDs para luzes diurnas e repetidores de direção.

O Audi A3 Sedan 2018/2019 tem um excelente aspecto visual após as mudanças, que o deixou menos discreto e mais esportivo. O novo conjunto ótico também realça a boa impressão do modelo, especialmente a atuação dos LEDs indicadores de direção.

Por dentro, o ambiente ficou mais refinado, que também tem um aspecto mais esportivo com o volante de fundo chato. O pacote da versão testada era o completo, porém, sabemos que parte dos itens são opcionais.

O principal destaque do Audi A3 Sedan 2018/2019 é sem dúvidas o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas com instrumentação personalizável, incluindo mapa de navegação, computador de bordo, mídias, etc, ampliadas no display.

Tudo é controlado pelo volante que, aliás, foi atualizado e agora tem fundo chato e aspecto mais esportivo. A iluminação interna passou a ser feita por LEDs. O cluster digital e configurável é semelhante ao de TT, A4 e outros, dando um status maior ao Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2018.

As demais mudanças, especialmente a integração com smartphones e a introdução do USB garantem ao Audi A3 Sedan estar em dia com a conectividade. Falando nisso, o MMI atualizado ficou mais intuitivo e traz o bom navegador GPS com mapas em 3D, além da visão traseira em manobras.

Audi A3 Sedan 2018/2019 – novidades

A Audi também atualizou os difusores de ar do A3 Sedan 2018/2019, assim como os comandos do MMI entre os bancos. Outra novidade é a conexão USB que tem duas entradas e finalmente (e felizmente) dispensam o adaptador.

O MMI foi modificado e agora apresenta um visual semelhante ao empregado por smartphones. Falando neles, agora há integração com aparelhos Android e iOS através do Audi smartphone interface, que permite que alguns apps funcionem na tela do veículo, que é retrátil eletricamente.

Por fim, o interior do Audi A3 Sedan 2018/2019 apresenta bancos em couro sintético com ajustes elétricos no assento do condutor. Os bancos dianteiros também vêm com extensores dos assentos, garantindo assim mais conforto.

Atrás, difusores de ar também favorecem os demais passageiros, embora o espaço continue tão limitado quanto antes. Lembrando desse ponto, o porta-malas do sedã continua com seus 425 litros.

Audi A3 Sedan 2018/2019 – versões

  • Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI Tiptronic 2018
  • Audi A3 Sedan Ambiente 1.4 TFSI Tiptronic 2018
  • Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI S tronic 2018

Audi A3 Sedan 2018/2019 – equipamentos

Audi A3 Sedan 2018/2019 – preços

  • Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI Tiptronic – R$ 118.990
  • Audi A3 Sedan Ambiente 1.4 TFSI Tiptronic – R$ 127.990
  • Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI S tronic – R$ 160.990

Audi A3 Sedan 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic – 8,8 segundos e 215 km/h
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic – 6,9 segundos e 250 km/h

O Audi A3 Sedan 2018/2019 vem com motores 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, ambos obtidos com gasolina ou etanol, sendo equipado apenas com caixa automática Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

Já o motor EA888 2.0 TFSI sem dúvida é um dos melhores do mundo, entregando uma performance que pode ir do mais frugal possível (ou não, dependendo de um detalhe, que segue mais abaixo) até uma condução extremamente esportiva. Para aproveitar todos os 220 cv e 35,5 kgfm, o sedã adota uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo S tronic com sete marchas.

Esse câmbio permite explorar totalmente o EA888, entregando opções Drive, Sport e manual. Mesmo em Drive, o propulsor responde imediatamente, despejando grande força sobre as rodas dianteiras, imprimindo assim um desempenho excelente.

No Sport, a rotação se eleva com mais rapidez e o ponteiro fica sempre lá em cima, deixando o motor cheio e as respostas bem nervosas, mas sem ser estupidas.

O modo manual, tanto na alavanca – de excelente aspecto esportivo, diga-se de passagem – como nos paddle shifts, interfere bastante no funcionamento do câmbio e do motor, mantendo a marcha desejada por muito mais tempo, dando assim mais liberdade de condução ao motorista.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm. Mas, em condução esportiva, ele facilmente entra na zona vermelha. Mudanças rápidas de marcha, imperceptíveis e no momento certo, dão ao carro uma condução ainda mais prazerosa.

Mas o Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2018 não oferece apenas isso. Existe o Drive Select exatamente para explorar ainda mais a performance do sedã, oferecendo os modos Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual.

De um extremo ao outro, o “compacto” oferece muita economia e uma performance “pessoal” ao condutor. No Efficiency, por exemplo, como mencionados mais acima, traz um recurso interessante, a opção de roda livre, a famosa “banguela”, para os mais antigos.

Em declives longos, o S tronic desengata a marcha e permite ao Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017 se deslocar utilizando a inércia, reduzindo bastante o consumo de combustível. O recurso também existe em modelos mais recentes da marca.

Na outra ponta, o condutor pode optar por ajustes presentes nos demais modos, mas mesclados individualmente, buscando assim uma condução dentro de seu estilo de dirigir.

A dirigibilidade é muito boa, tendo uma direção elétrica leve, progressiva e bem direta, dependendo do modo de condução, além de freios mais do que suficientes para uma condução esportiva.

O Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2018 também apresenta um ajuste de suspensão que mescla bem conforto e estabilidade. Com bancos esportivos que moldam bem o corpo e uma pegada do volante que instiga acelerar mais e mais, o sedã alemão cativa pelo bom conjunto oferecido.

Audi A3 Sedan 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic – 7,8 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic – 10,3 km/litro na gasolina

Estrada

  • Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Tiptronic – 9,9 km/litro no etanol e 14,2 km/litro na gasolina
  • Audi A3 Sedan 2.0 TFSI S tronic – 12,8 km/litro na gasolina

Audi A3 Sedan 2018/2019 – motor

O motor principal do Audi A3 Sedan 2018/2019 é o 1.4 TFSI Flex de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, ambos conseguidos através de gasolina ou etanol, permitindo assim que o SUV nacional vá de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcance 204 km/h de velocidade máxima.

O sedã é equipado com a transmissão automática de seis marchas Tiptronic, diferentemente de outros modelos nacionais ou mexicanos da Volkswagen.

Trata-se de um motor moderno, com quatro cilindros e bloco de alumínio, assim como cabeçote e cárter, tendo quatro válvulas por cilindros, injeção direta de combustível, tecnologia Flex, turbocompressor com intercooler, bomba de combustível de alta pressão, entre outros.

É um propulsor da família EA211, mas nessa configuração ainda está na segunda geração, sendo que há versão na Europa com desligamento automático de cilindro. E, mais recentemente, surgiu o 1.5 TSI, seu sucessor que, no entanto, mantém potência e torque iguais.

O outro propulsor é o moderno EA888, um 2.0 TFSI com 180 cv a 4.000 rpm e 32,6 kgfm a 1.400 rpm. Da mesma forma, o propulsor tem todo o conjunto de bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas variável, dezesseis válvulas, injeção dupla indireta e direta, além de turbocompressor com intercooler e injeção de combustível de alta pressão.

Esse motor garante ao Audi Q3 2018/2019 uma boa performance, fazendo com que vá de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tenha velocidade máxima de 233 km/h. Este motor funciona com transmissão de dupla embreagem S tronic, que tem sete marchas.

A tração nesse caso é integral Quattro. Apesar de moderno, já existe a versão Gen3 com ciclo Miller, que garante mais eficiência, embora com menor torque. Este novo motor deve chegar ao Brasil no irmão Volkswagen Tiguan Allspace 2018, que terá 184 cv e 30,6 kgfm.

Por fim, o suprassumo é do cinco cilindros em linha 2.5 TFSI, que faz parte de uma família clássica de motores do grupo Volkswagen, mas que já está perto do fim da vida comercial.

O grande propulsor herdou as mesmas características do motores mais recentes da Audi, incluindo injeção dupla de combustível – direta e indireta – turbocompressor de alta carga com intercooler e uma programação da ECU voltada para a performance mas, que não deixa de lado a eficiência no consumo, necessária para reduzir as emissões de CO2.

Montado em transversal no Audi RS Q3 2018/2019, seu portador, o 2.5 TFSI entrega 340 cv a 5.300 rpm e 45,9 kgfm a 1.600 rpm, sempre com gasolina.

Essa carga de cavalaria é enorme para um SUV que pesa 1.655 kg e assim garante que o bólido vá da imobilidade até os 100 km/h em 6,4 segundos e tenha velocidade máxima final de 250 km/h, devidamente limitada eletronicamente.

Com uma caixa S tronic de dupla embreagem com sete marchas e modos de performance, além da tração integral Quattro, o utilitário de luxo se converte em um legítimo esportivo.

Audi A3 Sedan 2018/2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.4

Preços 2.0

10.000 km

R$ 460

R$ 500

20.000 km

R$ 1.300

R$ 1.230

30.000 km

R$ 1.270

R$ 1.240

40.000 km

R$ 1.600

R$ 1.450

50.000 km

R$ 1.070

R$ 980

Audi A3 Sedan 2018/2019 – ficha técnica

Motor

1.4 TFSI

2.0 TFSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1395

1984

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

10,5:1

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 4500 rpm / Etanol: 150 cv @ 4500

Gasolina: 220 cv @ 4500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas /Automática 6 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

225/45 R17

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4456

4456

Largura sem retrovisores (mm)

1796

1796

Altura (mm)

1416

1416

Distância entre os eixos (mm)

2637

2637

Capacidades

Porta-malas (litros)

425

425

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

570

550

Peso em ordem de marcha (kg)

1240

1320

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Audi A3 Sedan 2018/2019 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Audi A3 Sedan 2018/2019: preço, consumo, versões, fotos
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email