Em nova geração, o Audi A4 2022 é uma das opções de modelos premium à disposição dos consumidores brasileiros. O carro está disponível na carroceria sedã, sempre com motor 2.0 TFSI e câmbio S tronic de dupla embreagem.
No mercado nacional, o A4 2022 compete diretamente com modelos como Jaguar XE, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Seu preço inicial é de R$ 253.990.
Veja abaixo todos os detalhes do carro:
Índice
Audi A4 2022 – detalhes
Na parte estética, o novo Audi A4 2022 segue praticamente a mesma linha vista em outros modelos da marca alemã.
A nova geração do sedã germânico se sobressai pelas formas mais agressivas, marcadas pelos faróis com recorte diferenciado, que no caso dessa versão dispõem de iluminação Full LED, além da grade Singleframe com filetes horizontais e moldura em alumínio e para-choque com desenho mais moderno.
As laterais do Audi A4 2022 têm uma aparência mais limpa, sendo que o item mais marcante fica por conta de um discreto vinco posicionado acima das maçanetas das portas, que começa nos faróis dianteiros e termina nas lanternas traseiras, além de um detalhe côncavo na parte inferior das portas.
O sedã exibe ainda conjunto de três janelas, com moldura em alumínio, e retrovisores com repetidores de seta integrados.
Por fim, na traseira, há lanternas afiladas e espichadas (em LED), que invadem tanto as laterais como a tampa do porta-malas, esta com o logotipo de quatro argolas da Audi e o suporte de placa logo abaixo.
Já o para-choque oferece um detalhe inferior em preto, que integra as duas saídas de escape cromadas. A nova versão traz ainda rodas de liga-leve de 18 polegadas de série.
O interior do Audi A4 2022, por sua vez, conta com bom acabamento, que mistura materiais como couro e alumínio.
Há ainda uma série de equipamentos, como é o caso do painel de instrumentos Virtual Cockpit, que traz uma tela de TFT totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou o modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Nas medidas do Audi A4 2022, são 4.762 milímetros de comprimento, 1.847 mm de largura e 1.428 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.820 mm. O porta-malas do carro tem capacidade para 460 litros.
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Audi A4 2022 – novidades
Depois de um ano sem grandes mudanças, o Audi A4 2022 chegou cheio de novidades. A começar pelo visual, que recebeu novos faróis de LED, grade redesenhada e para-choques com novas entradas de ar. Na traseira, apenas as lanternas mudaram.
Por dentro, os ocupantes verão a nova central multimídia de 10,1 polegadas que outros modelos da marca já ostentavam por aqui, como os SUVs Q3, Q7 e Q8. Já na lista de equipamentos, o alemão ganhou carregamento de smartphone por indução, park assist e controle de cruzeiro adaptativo.
Audi A4 2022 – versões
O Audi A4 2022 está disponível em três versões de acabamento.
Confira abaixo a gama completa do Audi A4 2022:
- Audi A4 Prestige 40 TFSI S Tronic 2022
- Audi A4 Prestige Plus 40 TFSI S Tronic 2022
- Audi A4 Performance Black 45 TFSI quattro S Tronic 2022
Audi A4 2022 – equipamentos
Audi A4 Prestige 40 TFSI S Tronic 2022 – motor 2.0 TFSI com 190 cv e 32,6 kgfm
ITENS DE SÉRIE: Audi Phone Box Light (carregamento por indução), keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com shifts paddles, rodas de liga-leve de 18”, câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão de pneus, entre outros.
OPCIONAL: Teto solar elétrico.
Audi A4 Prestige Plus 40 TFSI S Tronic 2022 – motor 2.0 TFSI com 190 cv e 32,6 kgfm
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes internas, teto solar elétrico, kit exterior S line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED (lanterna traseira com indicador dinâmico nas setas, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full HD localizada atrás do volante multifuncional com opção de três visualizações, entre outros.
OPCIONAL: Head-up display.
Audi A4 Performance Black 45 TFSI quattro S Tronic 2022 – motor 2.0 TFSI com 249 cv e 37,7 kgfm + tração quattro
ITENS DE SÉRIE: itens acima + acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base aplanada e função park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
OPCIONAIS: head-up display, sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Assistance City (com Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.
Audi A4 2022 – preços
Veja abaixo os preços praticado pela Audi para a linha A4 2022:
- Audi A4 Prestige 40 TFSI S Tronic 2022 – R$ 253.990
- Audi A4 Prestige Plus 40 TFSI S Tronic 2022 – R$ 282.990
- Audi A4 Performance Black 45 TFSI quattro S Tronic 2022 – R$ 330.990
Os modelos estão disponíveis nas cores Branco Íbis e Preto Brilhante (sólidas); Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Terra, Prata Florete e Preto Mito (metálicas).
Audi A4 2022 – motor
Debaixo do capô, o Audi A4 2022 esconde o motor 2.0 litros TFSI, com 1.984 cm³ de cilindrada, dotado de coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e dupla injeção de combustível.
Esse motor oferece 190 cv, de 4.200 a 6.000 rpm, e 32,6 kgfm, entre 1.450 e 4.200 rpm. A versão topo de linha tem 249 cv a 5.000 rpm e 37,7 kgfm a 1.600 rpm derivados do mesmo motor.
Junto a ele está o câmbio automatizado S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, com função roda-livre (o controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira), além do sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para a rodas conforme a necessidade – segundo a Audi, isso resulta em mais aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.
De acordo com a marca, o 2.0 TFSI – que equipa o Audi A4 2022 – apresenta um método de combustão inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um ponto negativo, mas pré-requisito.
Esse novo método, com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, além de maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham mais cedo que o usual.
Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.
Com a fase de compressão mais curta, a taxa de compressão foi aumentada, passando de 9,6:1 para 11,7:1, o que significa que, na fase de compressão, o motor do Audi A4 2022 tem que comprimir somente uma quantidade semelhante de gasolina utilizada em propulsores de menor cilindrada.
Na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. A pressão de alto nível realizada durante a combustão consegue resultar numa eficiência maior do conjunto.
No Audi A4 2022, o conjunto usa ainda novas câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e turbocompressão, para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.
Há ainda o sistema Audi Drive Select, que inclui os modos Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual. Segundo dados da marca, o novo sedã consegue acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em 7,3 segundos, com velocidade máxima 240 km/h. Já no caso da versão topo de linha, os dados são ainda melhores: 5,8 segundos e 250 km/h.
Em comparação com a geração anterior, o Audi A4 2022 está até 120 kg mais leve, graças a “uma inteligente combinação de materiais e às tecnologias de construção”, como aços de alta e ultra-alta resistência, alumínio e magnésio, além da adoção da nova plataforma modular MLB.
O carro também se destaca em sua carroceria em relação aos níveis de ruído.
Além disso, o Audi A4 2022 traz um novo conjunto de suspensão e de direção, “que filtram inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de tração.
Esse comportamento se baseia nos eixos com cinco braços reprojetados e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível”.
Audi A4 2022 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Audi A4 40 TFSI 2022 – 7,3 segundos e 240 km/h
- Audi A4 45 TFSI 2022 – 5,8 segundos e 250 km/h
A posição de dirigir do Audi A4 2022 é muito boa e os principais comandos do Audi Virtual Cockpit estão centrados no volante, enquanto o MMI é controlado apenas pelo botão touch de navegação no túnel central.
O motor 2.0 TFSI de 190 cv e 32,5 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm é bastante elástico e seu ronco em acelerações é facilmente notado, mas é bom de se ouvir.
O HUD do Audi A4 2022 também ajuda bastante durante a condução, não obrigando o condutor a olhar o belo visual do cluster digital. Ele responde imediatamente até no modo Comfort, sendo suavizado um pouco mais no Efficiency.
No Dynamic, o giro sobe rapidamente e as reações são mais agressivas, mesmo sem o câmbio S tronic de sete marchas na posição Sport, alcançando sem reclamar os 6.000 rpm.
Uma função interessante do novo câmbio S tronic de sete marchas do Audi A4 2022 é a função de desengate de marchas em declives onde não há aceleração. A opção Individual mescla algumas características dos demais.
Para quem quer controlar tudo, há opção manual com trocas no “manete” ou nos paddle shifts.
No Audi Drive Select, dando-se apenas um toque no paddle shifts, pode-se observar o número da marcha desaparecer e a rotação cair para marcha-lenta. Mas, tocando-se o freio ou acelerador, a marcha entra novamente. O recurso já foi visto no Novo Q7. Durante a condução, consegue-se observar consumo entre 15 e 20 km/litro normalmente. O conjunto motriz parece mais do que suficiente para o modelo, que parece bem mais leve ao conduzir.
O ajuste da suspensão é mais voltado para o conforto, mas sem deixar de ser firme, apresentando um rodar muito macio. Não há amortecedores adaptativos. Asfalto ruim foi filtrado de forma adequada.
A direção é elétrica, mas não exageradamente leve. Rodando a 110 km/h, o Audi A4 2022 marca 1.700 rpm e mantém um bom nível de ruído interno.
Com 4,73 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, o Audi A4 2022 apresenta boa estabilidade nas curvas e em desvios rápidos, assim como equilíbrio em frenagens fortes. De forma geral, o luxuoso ficou melhor que o anterior, ganhando mais em eficiência e mantendo uma boa performance.
O Traffic Jam Assist, que permite condução e correção até 65 km/h e totalmente automático até 12 km/h, é uma atração à parte.
Audi A4 2022 – consumo
Cidade
- Audi A4 40 TFSI 2022 – 11 km/litro na gasolina
- Audi A4 45 TFSI 2022 – 9,7 km/litro na gasolina
Estrada
- Audi A4 40 TFSI 2022 – 14,3 km/litro na gasolina
- Audi A4 45 TFSI 2022 – 12,3 km/litro na gasolina
Audi A4 2022 – manutenção e revisão
Revisão | Custo |
Quilometragem | 2.0 TFSI (sedã ou perua) |
10.000 km | R$ 2.015 |
20.000 km | R$ 2.317 |
30.000 km | R$ 2.015 |
40.000 km | R$ 2.317 |
50.000 km | R$ 2.015 |
60.000 km | (não informado) |
Audi A4 2022 – ficha técnica
Motor | 2.0 TFSI 190 cv | 2.0 TFSI 249 cv |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Gasolina | Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1984 | 1984 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 11,7:1 | 9,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 190 cv @ 4200 rpm | Gasolina: 249 cv @ 5000 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 32,6 kgfm @ 1450 rpm | Gasolina: 37,7 kgfm @ 1600 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Dupla embreagem 7 marchas | Dupla embreagem 7 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Integral |
Freios | ||
Tipo | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson, barra estabilizadora | McPherson, barra estabilizadora |
Traseira | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve aro 18 polegadas | Liga leve aro 18 polegadas |
Pneus | 225/40 R18 | 245/40 R18 |
Dimensões | ||
Comprimento total (mm) | 4762 | 4762 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1847 | 1847 |
Altura (mm) | 1428 | 1428 |
Distância entre os eixos (mm) | 2820 | 2820 |
Capacidades | ||
Porta-malas (litros) | 460 | 460 |
Tanque (litros) | 54 | 58 |
Carga útil (kg) | 585 | 565 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1455 | 1545 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,25 | 0,27 |
Audi A4 – história
Em 1994, a Audi decidiu substituir o clássico Audi 80 por um novo modelo, de linhas mais aerodinâmicas e maior sofisticação. Preservando motor e câmbio em longitudinal, surgiu então o A4. O modelo não veio sozinho, sendo obrigatoriamente acompanhado pela perua Avant.
Feito sobre a plataforma PL45, o modelo definitivamente colocou a marca alemã na disputa de poder com BMW e Mercedes-Benz, oferecendo um carro com motores EA113 1.8 20V de 125 cv e sua versão turbo com 150 cv ou 180 cv.
O câmbio era automático de cinco marchas ou manual. Ganhou também versões com motores V6 2.6 e 2.8, herdados do 80, mas depois ganhou um novo V6 2.4, mais eficiente, além de um V6 2.5 TDI. Havia opções diesel 2.0 TDI, bem como versões a gasolina mais fracas e equipadas com o EA111 1.6.
Em 2002, surge a segunda geração. O Audi A4 passou a ter um estilo mais sofisticado e a empregar motores 2.0 20V ou V6 3.0 30V, além de manter versões 1.8 20V Turbo e os tradicionais V6 a gasolina ou diesel.
Uma tecnologia que marcou essa geração foi sem dúvida o câmbio CVT Multitronic, que foi desenvolvido pela alemã LuK. Também foi a primeira geração a utilizar motor V8 4.2 de 344 cv na versão esportiva S4.
A terceira geração chegou em 2004 e apresentava linhas menos atraentes, durante até 2008. Porém, essa geração do Audi A4 marcou pelo surgimento do RS4, que tinha motor V8 4.2 com 420 cv.
O modelo também deu origem ao malfadado Seat Exeo. Em 2008, surge então a quarta geração, que trouxe linhas mais elegantes. Esta herdou os motores 2.0 TFSI e introduziu o câmbio de dupla embreagem S tronic. Também foi a primeira a ganhar uma versão longa, a A4L para o mercado chinês.
Por fim, a terceira geração utiliza a plataforma modular MLB e agora só utiliza motores TFSI e TDI. A nova base reduziu peso e permitiu produção mais rápida, poupando os custos de produção e proporcionando um preço bem competitivo.
O Audi A4 2022 é hoje a segunda porta de acesso da marca, já que o Audi A3 é a opção mais em conta.