*Destaque Audi Lançamentos Linha 2019 Sedãs

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos
Audi A4

O Audi A4 2019 é de nova geração e agora está sendo oferecido em uma segunda versão de acabamento. Batizada de Ambition, a nova configuração chega para se posicionar como a opção mais cara da linha, com direito a uma lista de equipamentos mais recheada, motor 2.0 litros TFSI mais potente, sistema de tração integral quattro e detalhes exclusivos no visual e no acabamento interno.

A nova geração do Audi A4 na versão topo de linha Ambition foi uma das atrações da marca alemã durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, que aconteceu entre os dias 10 e 20 de novembro, no São Paulo Expo.


Com preços entre R$ 168.990 e R$ 253.990, o Audi A4 2019 atualmente é oferecido em cinco versões, sendo que duas são novas: Avant Ambiente e Ambition Plus. Todas continuam sendo importadas de Ingolstadt, Alemanha.

Audi A4 – história

Em 1994, a Audi decidiu substituir o clássico Audi 80 por um novo modelo, de linhas mais aerodinâmicas e maior sofisticação. Preservando motor e câmbio em longitudinal, surgiu então o A4. O modelo não veio sozinho, sendo obrigatoriamente acompanhado pela perua Avant.


Feito sobre a plataforma PL45, o modelo definitivamente colocou a marca alemã na disputa de poder com BMW e Mercedes-Benz, oferecendo um carro com motores EA113 1.8 20V de 125 cv e sua versão turbo com 150 cv ou 180 cv.

O câmbio era automático de cinco marchas ou manual. Ganhou também versões com motores V6 2.6 e 2.8, herdados do 80, mas depois ganhou um novo V6 2.4, mais eficiente, além de um V6 2.5 TDI. Havia opções diesel 2.0 TDI, bem como versões a gasolina mais fracas e equipadas com o EA111 1.6.

Em 2002, surge a segunda geração. O Audi A4 passou a ter um estilo mais sofisticado e a empregar motores 2.0 20V ou V6 3.0 30V, além de manter versões 1.8 20V Turbo e os tradicionais V6 a gasolina ou diesel.

Uma tecnologia que marcou essa geração foi sem dúvida o câmbio CVT Multitronic, que foi desenvolvido pela alemã LuK. Também foi a primeira geração a utilizar motor V8 4.2 de 344 cv na versão esportiva S4.

A terceira geração chegou em 2004 e apresentava linhas menos atraentes, durante até 2008. Porém, essa geração do Audi A4 marcou pelo surgimento do RS4, que tinha motor V8 4.2 com 420 cv.

O modelo também deu origem ao malfadado Seat Exeo. Em 2008, surge então a quarta geração, que trouxe linhas mais elegantes. Esta herdou os motores 2.0 TFSI e introduziu o câmbio de dupla embreagem S tronic. Também foi a primeira a ganhar uma versão longa, a A4L para o mercado chinês.

Por fim, a terceira geração utiliza a plataforma modular MLB e agora só utiliza motores TFSI e TDI. A nova base reduziu peso e permitiu produção mais rápida, poupando os custos de produção e proporcionando um preço bem competitivo.

O Audi A4 2019 é hoje a segunda porta de acesso da marca, já que o Audi A3 é a opção mais em conta.

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 2019 – detalhes

Na parte estética, o novo Audi A4 2019 segue praticamente a mesma linha da versão de entrada Ambiente.

A nova geração do sedã germânico se sobressai pelas formas mais agressivas, marcadas pelos faróis com recorte diferenciado, que no caso dessa versão dispõem de iluminação Full LED, além da grade Sigleframe com filetes horizontais e moldura em alumínio e para-choque com desenho mais moderno.

As laterais do Audi A4 2019 têm uma aparência mais limpa, sendo que o item mais marcante fica por conta de um discreto vinco posicionado acima das maçanetas das portas, que começa nos faróis dianteiros e termina nas lanternas traseiras, além de um detalhe côncavo na parte inferior das portas.

O sedã exibe ainda conjunto de três janelas, com moldura em alumínio, e retrovisores com repetidores de seta integrados.

Por fim, na traseira, há lanternas afiladas e espichadas (em LED), que invadem tanto as laterais como a tampa do porta-malas, esta com o logotipo de quatro argolas da Audi e o suporte de placa logo abaixo.

Já o para-choque oferece um detalhe inferior em preto, que integra as duas saídas de escape cromadas. A nova versão traz ainda rodas de liga-leve de 18 polegadas de série.

O interior do Audi A4 2019, por sua vez, conta com bom acabamento, que mistura materiais como couro e alumínio.

Há ainda uma série de equipamentos, como é o caso do painel de instrumentos Virtual Cockpit, que traz uma tela de TFT totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou o modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.

Nas medidas do Audi A4 2019, são 4.726 milímetros de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.427 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.820 mm. O porta-malas do carro tem capacidade para 480 litros.

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Saiba também tudo sobre o Audi A5 e o Audi A8.

Audi A4 2019 – novidades

O Audi A4 2019 ganhou duas opções a mais desde que a nova geração chegou ao mercado nacional em 2016. O sedã de luxo agora dispõe da versão perua Avant, que é vendida no pacote Ambiente por R$ 195.990.

Ela apresenta os mesmos itens do A4 Sedan, mas tem tampa do bagageiro com acionamento elétrico, banco traseiro com ajuste no encosto e porta-malas com 505 litros.

Além disso, o Audi A4 Ambition 2018 passa a dispor da versão Plus, que acrescenta os opções anteriormente oferecidos no topo de linha, entre eles o sistema de condução semiautônoma de até 65 km/h, sendo oferecido com preço sugerido de R$ 253.990.

Com essas duas novas opções, a gama completa atinge cinco versões.

Leia também sobre o Audi TT.

Audi A4 2019 – versões

  • Audi A4 Attraction 2018
  • Audi A4 Ambiente 2018
  • Audi A4 Ambiente Avant 2018
  • Audi A4 Ambition 2018
  • Audi A4 Ambition Plus 2018

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 2019 – equipamentos

Na lista de equipamentos de série, o novo Audi A4 Ambition 2018 dispõe de luzes de condução diurna em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de luz e chuva, faróis bi xenônio, indicador de controle dos pneus, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 245/40, retrovisor interno com função antiofuscante automática, volante multifuncional em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com apoio lombar ajustável eletricamente, sistema Isofix para os bancos traseiros laterais, apoios de braço, bancos em couro, seis airbags, assistente de freio de estacionamento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, keyless-go, direção servotronic, entre outros.

Há ainda sistema Audi Drive Select, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sistema start/stop, ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit, faróis Full LED com ajuste automático de altura, teto solar elétrico, câmera de ré, sistema MMI com navegação, Bluetotoh e integração para smartphone, kit esportivo S Line (para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada, grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas), entre outros.

Como opcional, o Audi A4 2019 oferece faróis Matrix LED, head-up display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto-falantes e 755 watts de potência, pacotes Assistance City (que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré, e Assistance Tour, com ACC com Traffic Jam Assist, Active Lane Assist e assistente para luz alta) e pintura metálica ou perolizada.

O destaque do Audi A4 2019 vai para o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode controlar a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado.

O sistema usa sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor.

Audi A4 2019 – preços

Confira abaixo os preços do Audi A4 2019:

  • Audi A4 Attraction 2018: R$ 168.990
  • Audi A4 Ambiente 2018: R$ 190.990
  • Audi A4 Ambiente Avant 2018: 195.990
  • Audi A4 Ambition 2018: R$ 234.990
  • Audi A4 Ambition Plus 2018: R$ 253.990

A nova versão topo de linha Ambition do Audi A4 2019 está disponível em 10 opções de cores: Azul Luar, Azul Scuba, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Manhattan, Cinza Monsão, Marrom Argus, Prata Curveé, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito, Verde Gotland, Vermelho Matador e Vermelho Tango. Há ainda três opções de acabamento interno: preto, marrom e cinza.

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 Ambition 2017 – motor

Debaixo do capô, o Audi A4 2019 esconde o motor 2.0 litros TFSI, com 1.984 cm³ de cilindrada, dotado de coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e dupla injeção de combustível.

Para equipar a versão topo de linha, o propulsor recebeu um upgrade, passando a entregar 252 cavalos de potência, entre 5.000 e 6.000 rpm, e torque de 37,7 kgfm, disponível entre 1.600 e 4.500 rpm.

Para efeito de comparação, o Audi A4 2019 Ambiente oferece 190 cv, de 4.200 a 6.000 rpm, e 32,6 kgfm, entre 1.450 e 4.200 rpm.

Junto a ele está o câmbio automatizado S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, com função roda-livre (o controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira), além do sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para a rodas conforme a necessidade – segundo a Audi, isso resulta em mais aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.

De acordo com a marca, o 2.0 TFSI – que equipa o Audi A4 2019 – apresenta um método de combustão inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um ponto negativo, mas pré-requisito.

Esse novo método, com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, além de maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.

Com a fase de compressão mais curta, a taxa de compressão foi aumentada, passando de 9,6:1 para 11,7:1, o que significa que, na fase de compressão, o motor do Audi A4 2019 tem que comprimir somente uma quantidade semelhante de gasolina utilizada em propulsores de menor cilindrada.

Na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. A pressão de alto nível realizada durante a combustão consegue resultar numa eficiência maior do conjunto.

No Audi A4 2019, o conjunto usa ainda novas câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e turbocompressão, para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.

Há ainda o sistema Audi Drive Select, que inclui os modos Dynamic, Efficiency, Comfort, Automatic e Individual. Segundo dados da marca, o novo sedã consegue acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,8 segundos.

Já a velocidade máxima do Audi A4 2019 é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Em comparação com a geração anterior, o Audi A4 2019 está até 120 kg mais leve, graças a “uma inteligente combinação de materiais e às tecnologias de construção”, como aços de alta e ultra-alta resistência, alumínio e magnésio, além da adoção da nova plataforma modular MLB.

O carro também se destaca em sua carroceria em relação aos níveis de ruído.

Além disso, o Audi A4 2019 traz um novo conjunto de suspensão e de direção, “que filtram inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de tração.

Esse comportamento se baseia nos eixos com cinco braços reprojetados e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível”.

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Audi A4 2.0 TFSI 2018 – 7,3 segundos e 240 km/h
  • Audi A4 Avant 2.0 TFSI 2018 – 7,5 segundos e 240 km/h
  • Audi A4 2.0 TFSI Quattro 2018 – 5,8 segundos e 250 km/h

A posição de dirigir do Audi A4 2019 é muito boa e os principais comandos do Audi Virtual Cockpit estão centrados no volante, enquanto o MMI é controlado apenas pelo botão touch de navegação no túnel central.

O motor 2.0 TFSI de 190 cv e 32,5 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm é bastante elástico e seu ronco em acelerações é facilmente notado, mas é bom de se ouvir.

O HUD do Audi A4 2019 também ajuda bastante durante a condução, não obrigando o condutor a olhar o belo visual do cluster digital. Ele responde imediatamente até no modo Comfort, sendo suavizado um pouco mais no Efficiency.

No Dynamic, o giro sobe rapidamente e as reações são mais agressivas, mesmo sem o câmbio S tronic de sete marchas na posição Sport, alcançando sem reclamar os 6.000 rpm.

Uma função interessante do novo câmbio S tronic de sete marchas do Audi A4 2019 é a função de desengate de marchas em declives onde não há aceleração. A opção Individual mescla algumas características dos demais.

Para quem quer controlar tudo, há opção manual com trocas no “manete” ou nos paddle shifts.

No Audi Drive Select, dando-se apenas um toque no paddle shifts, pode-se observar o número da marcha desaparecer e a rotação cair para marcha-lenta. Mas, tocando-se o freio ou acelerador, a marcha entra novamente. O recurso já foi visto no Novo Q7. Durante a condução, consegue-se observar consumo entre 15 e 20 km/litro normalmente. O conjunto motriz parece mais do que suficiente para o modelo, que parece bem mais leve ao conduzir.

O ajuste da suspensão é mais voltado para o conforto, mas sem deixar de ser firme, apresentando um rodar muito macio. Não há amortecedores adaptativos. Asfalto ruim foi filtrado de forma adequada.

A direção é elétrica, mas não exageradamente leve. Rodando a 110 km/h, o Audi A4 2019 marca 1.700 rpm e mantém um bom nível de ruído interno.

Com 4,73 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, o Audi A4 2019 apresenta boa estabilidade nas curvas e em desvios rápidos, assim como equilíbrio em frenagens fortes. De forma geral, o luxuoso ficou melhor que o anterior, ganhando mais em eficiência e mantendo uma boa performance.

O Traffic Jam Assist, que permite condução e correção até 65 km/h e totalmente automático até 12 km/h, é uma atração à parte.

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos

Audi A4 2019 – consumo

Cidade

  • Audi A4 2.0 TFSI 2018 – 11,0 km/litro na gasolina
  • Audi A4 2.0 TFSI Quattro 2018 – 9,0 km/litro na gasolina

Estrada

  • Audi A4 2.0 TFSI 2018 – 14,3 km/litro na gasolina
  • Audi A4 2.0 TFSI Quattro 2018 – 13,0 km/litro na gasolina

Audi A4 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 190 cv

Preços 252 cv

10.000 km

R$ 510

R$ 510

20.000 km

R$ 1.410

R$ 1.410

30.000 km

R$ 1.380

R$ 1.380

40.000 km

R$ 2.120

R$ 2.120

50.000 km

R$ 980

R$ 980

Audi A4 2019 – ficha técnica

Motor

2.0 TFSI 190 cv

2.0 TFSI 252 cv

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1984

1984

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11,7:1

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 190 cv @ 4200 rpm

Gasolina: 252 cv @ 5000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 32,6 kgfm @ 1450 rpm

Gasolina: 37,7 kgfm @ 1600 rpm

Transmissão

Tipo

Dupla embreagem 7 marchas

Dupla embreagem 7 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve aro 18 polegadas

Liga leve aro 18 polegadas

Pneus

225/40 R18

225/40 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4726

4726

Largura sem retrovisores (mm)

1842

1842

Altura (mm)

1427

1427

Distância entre os eixos (mm)

2820

2820

Capacidades

Porta-malas (litros)

480 / 505 (Avant)

480

Tanque (litros)

54

58

Carga útil (kg)

580

570

Peso em ordem de marcha (kg)

1405 / 1460 (Avant)

1510

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,23

0,23

Audi A4 2019 – fotos

Audi A4 2019: preço, detalhes, motor, equipamentos
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email