Audi Conversíveis Cupês

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

O Audi A5 é sem dúvida um dos cupês mais marcantes da história, e está na sua segunda geração aqui no Brasil desde 2017.

Este Audi A5 atualizado chega recheado de tecnologia e itens de conforto para todos os gostos e bolsos mais abastados.


Se no Velho Continente o modelo conta com uma infinidade de opcionais e versão de carroceria de duas portas, por aqui na nova geração ficamos apenas restritos com a carroceria Sportback. Veja aqui tudo sobre o Audi A5.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5 de primeira geração, 2007 – 2009

A primeira geração do Audi A5 foi originalmente lançada em março de 2007, como cupê de duas portas e quatro lugares.

A plataforma da primeira geração do Audi A5 é derivada do Audi A4 e do A4 Avant.

Sendo terceiro cupê da gama Audi – atrás apenas de Audi TT e Audi R8 – o Audi A5 foi lançado com o motor 3.2 litros V6 com 269 cavalos e 33,7 kgfm de torque, associado a um câmbio do tipo CVT que simula 8 velocidades.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Mesmo sendo um cupê, o Audi A5 tem dimensões generosas: 4,62 metros de comprimento, 2,75 metros de entre eixos, 1,85 metro de largura e 1,37 metro de altura, o que garantia conforto e espaço de sobra para seus quatro ocupantes e com um bom porta malas com 455 litros para bagagens.

Ainda na primeira geração, o Audi A5 ganhava a versão conversível, chamada de Audi A5 Cabriolet, que usava um teto de tecido ao invés de um teto rígido como o conterrâneo Volkswagen Eos.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Assim como o cupê, o Audi A5 Cabriolet vinha com as mesmas opções de motores e câmbio ofertadas, as únicas diferenças ficavam por conta das versões S5 cupê e S5 Cabriolet, que recebiam um motor 3.0 TFSI V6, com 333 cavalos e 44,9 kgfm de torque associado ao câmbio automático sequencial de 7 velocidades.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5 Sportback chega em 2009

A primeira geração do “cupê de quatro portas” da Audi foi apresentada em 2009, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt e foi colocado à venda logo no final do mesmo ano.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

A maior diferença entre o Audi A5 Sportback e o Audi A5 de duas portas era o fato do modelo Sportback ter a tampa do porta malas abrindo por completo, a qual pode servir de “porta de acesso” assim como no Tesla Model S.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5 com facelift, 2011 – 2016

O facelift aplicado no Audi A5 a partir de 2011 contava com novos faróis com desenho recortado na base, próximo as lanternas de indicação de seta.

A iluminação por LED agora contornava toda a parte superior do conjunto e novas lentes de xenônio vinham para dar mais luminosidade.

A grade dianteira do Audi A5 ficava mais larga e ligeiramente mais baixa, ela ainda contava com filetes cromados ao invés do padrão anterior que vinha sem cromo.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

O capô vinha com vincos mais suaves e as luzes de neblina agora tinham formato mais retangular e as falsas entradas de ar que as circundavam agora tinham desenho mais retangular.

As lanternas traseiras mantinham o desenho, mas com nova posição das lanternas de indicação de seta e de ré.

As luzes de freio agora eram formadas por um filete de LED que circunda o conjunto inteiro da lanterna.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

No lado de dentro, o facelift trouxe ao novo Audi A5 um novo volante, com cubo redondo e tamanho menor em relação ao modelo de 2007 que tinha o cubo mais quadrado e uma dimensão maior.

Outra diferença mais visível no interior do Audi A5 era a mudança da alavanca do câmbio que agora se parecia mais com um manche e trazia mais conforto para o motorista na hora de realizar as trocas de marcha.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

No mais, apenas trocas sutis de tecido no acabamento e novas colorações do painel de instrumentos.

A grande mudança mesmo seria sentida na troca de geração, quando o Audi A5 passaria a utilizar a plataforma modular da Volkswagen e novos recursos tecnológicos e de condução autônoma e semiautônoma.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5 de segunda geração chega em 2016

Após 10 anos da primeira geração, a segunda geração do Audi A5 veio para mostrar que a marca de Ingolstadt colocou tudo o que tem de melhor em tecnologia, conforto e potência no modelo, com suas três versões mais famosas e tradicionais – a cupê, a Cabriolet e a Sportback de 4 portas.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Esteticamente falando, o novo Audi A5 2017 é incontestavelmente semelhante ao seu irmão de quatro portas, o Audi A4.

E isso é uma coisa muito boa – afinal ambos os carros são extremamente atraentes, com proporções que sugerem uma experiência dinâmica ao volante. Esta característica é duplamente aplicada no Audi A5, que usa o layout de duas portas com grande efeito, particularmente no perfil.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Desse ângulo, vemos algo que a Audi chama de “linha de ombro tridimensional em forma de onda”, que também foi usada na traseira, e ajuda a enfatizar os arcos das rodas sem prejudicar o desenho clássico do modelo.

À frente do Audi A5 está a característica grade “Singleframe” da Audi, que agora está mais larga e plana do que antes, enquanto os faróis são cortados e muito mais angulosos. A linha do capô é longa, musculosa e com muito mais presença que o modelo anterior, enquanto que as saliências são curtas.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

No quesito dimensão, a Audi diz que o novo Audi A5 está ligeiramente maior que a geração anterior (aproximadamente 6,8 centímetros a mais que o modelo anterior).

A fabricante também indicou que o estilo novo tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, sendo um dos menores já registrados.

A nova iluminação inclui LEDs para a traseira, enquanto os faróis são oferecidos com LEDs regulares e LEDs Matrix (as especificações padrão incluem elementos de xenônio, além de luzes diurnas de LED).

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Como o exterior, o interior do Audi A5 também tem influências do novo A4 sedan.

Linhas horizontais são abundantes, incluindo uma “faixa contínua de ventilação” que se estende ao longo da cabine.

O motorista desfruta do volante multifuncional de três raios (completo com aletas nos modelos equipados com uma transmissão automática), enquanto todos os passageiros tem ajuste e acabamento tipicamente bem executados da Audi.

Os materiais são todos de alta qualidade e a Audi se orgulha de que os níveis de ruído ambiente continuam baixos como sempre. As opções de personalização incluem uma infinidade de cores, além de iluminação ambiente opcional com uma variação pelo menos 30 tons diferentes.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Oferecido pela primeira vez no Audi A5, o cockpit virtual é essencialmente uma tela TFT de 12,3 polegadas montada atrás do volante, que fornece ao motorista leituras de informações totalmente personalizáveis.

Complementando o cockpit, uma central multimídia opcional de 8,3 polegadas pode ser montada no alto do painel (uma unidade de 7 polegadas vem de fábrica).

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

O novo A5 que foi lançado primeiro na Alemanha tem cinco pacotes diferentes de motores, incluindo duas opções TFSI (gasolina) e três opções TDI (diesel). O modelo tem entre 190 e 286 cavalos de potência, com até 17% mais potência e 22% melhor economia de combustível.

Audi A5 Cabriolet 2017 e 2018

Assim como a versão cupê, a marca atualizou o novo Audi A5 Cabriolet, que continua sendo um dos mais belos carros conversíveis vendidos na Europa.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

O A5 Cabriolet é idêntico ao seu irmão cupê abaixo da linha da cintura.

Na frente, ostenta a mesma grade “Singleframe” que é mais plana e mais larga do que antes, enquanto o capô tem as mesmas linhas musculares.

Os faróis e para-choques também têm as linhas mais marcantes que vimos pela primeira vez no Audi Q7 e no Audi A4 de última geração.

Os faróis de xênon são de série, enquanto as unidades de LED e Matrix são opcionais.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5 Sportback 2017-2019

A versão Sportback com 4 portas e 4 lugares do Audi A5 é uma das mais vendidas e com certeza uma das mais belas à venda. O motivo é seu desenho charmoso e semelhança com o irmão mais velho, o Audi A7 – que é uma versão Sportback do Audi A6.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Ao apreciar o fato que o Audi A5 Sportback é um fastback, sedan com teto levemente caído e com a abertura da tampa do porta malas maior que de costume, é impossível não se apaixonar à primeira vista por esse modelo.

Ele tem um capô mais longo e uma linha de caimento do teto mais suave e mais inclinada para trás. Com isso, o modelo se torna mais interessante que o BMW Série 3 GT, por exemplo.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

A traseira recebeu mais mudanças cosméticas do que as laterais, deixando ela mais esportiva.

O A5 Sportback atualizado recebeu uma área mais ampla de abertura da tampa do porta-malas, agora se estendendo até os cantos superiores das lanternas traseiras.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Comparado com o modelo que sai de linha, o interior do A5 Sportback tem algumas mudanças mais significativas.

Para começar, o console central agora fica um pouco mais alto do que antes. Os porta-copos foram movidos para a frente, à frente do câmbio, enquanto a área da alavanca do câmbio é agora mais curte a mais larga.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

O sistema multimídia MMI Navigation Plus tem tela de 8,3 polegadas, resolução de 1024 x 480 pixels, 10 GB de armazenamento interno, leitor de DVD, serviços Audi Connect e espelhamento com smartphones com sistema Apple CarPlay e AndroidAuto.

O som é potente, com o renomado sistema da Bang & Olufsen. No geral, há 19 alto-falantes e 755 watts de potência.

Novo Audi A5 Sportback no Brasil

Se no mercado europeu o Audi A5 conta com opções de motorização a gasolina, diesel e carrocerias Cupê, Cabriolet e Sportback, no nosso limitado mercado ficamos apenas restrito a versão Sportback que chegou em agosto de 2017 em quatro versões de acabamento.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

A Audi lançou o novo A5 Sportback no mercado nacional em agosto de 2017, com preços que começam em R$ 189.990.

O motor escolhido para o nosso mercado é o 2.0 litros TFSI que pode vir com 190 cavalos e 32,6 kgfm de torque – com tração dianteira – ou com 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque – com tração integral Quattro – sempre associado com o já muito elogiado câmbio automático de dupla embreagem de 7 velocidades.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Graças a nova plataforma MLB – do Grupo Volkswagen – o novo A5 Sportback consegue ser cerca de 2 centímetros maior que sua geração anterior.

Com 4,73 metros de comprimento, 1,84 metro de altura e 2,82 metros de entre eixos, o novo Audi A5 tem espaço de sobra para o motorista passageiros e suas bagagens, que agora tem 480 litros de espaço no porta malas.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Além da plataforma, o novo Audi A5 conta com o uso de novas ligas de aço de alta resistência, o que fez com que o modelo ficasse 85 kg mais leve que o da geração anterior.

A versão mais em conta a venda por aqui é a Attraction, que vem equipada com 6 air bags, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar condicionado digital, bancos em couro com ajustes elétricos, retrovisor antiofuscante, sensores de luz e de chuva, ajustes nos modos de condução e destravamento das portas e partida do motor sem a presença da chave.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

A versão acima da Attraction, chamada de Ambiente, inclui rodas de 18 polegadas, Cockpit virtual totalmente configurável, bancos dianteiros mais esportivos e sistema de entretenimento MMI com navegador GPS.

A versão mais cara – a Ambition – conta com os mesmos itens de série da Ambiente, mas se diferencia pelo uso do motor com 252 cavalos e a tração integral Quattro.

Há ainda uma versão Plus da Ambition que agrega no pacote, teto solar panorâmico, faróis em full LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré e ar condicionado digital.

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007

Como opcional, há os pacotes Assistance City e Assistance Tour, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, sistema Traffic Jam Assist que controla a direção em velocidades de até 65 km/h e sistema Active Lane Assist que mantém o carro dentro da faixa de rodagem.

Confira os preços do Audi A5 2018:

  • Audi A5 Attraction 2.0 TFSI (190 cv) – R$ 189.990
  • Audi A5 Ambiente 2.0 TFSI (190 cv) – R$ 213.990
  • Audi A5 Ambition 2.0 TFSI (252 cv) – R$ 239.990
  • Audi A5 Ambition Plus 2.0 TFSI (252 cv) – R$ 268.990

Opcionais: 

Teto solar elétrico (de série no Ambition Plus) – R$ 9.900

Pacote Assistance City [Audi pre sense/Audi Side Assist/Câmera de ré (de série Ambition)] R$ 12.600

Pintura metálica/perolizada – R$ 2.000

Audi A5: saiba tudo sobre as 2 gerações do modelo vendido desde 2007
Nota média 4.2 de 5 votos

  • catucadão

    gosto da rs5 dos primeiros que foi lançado fantastico

  • MonHoe

    Que camera de ré cara

    • th!nk.t4nk

      A câmera de ré é o item mais barato do pacote. O caro ali é o sistema anti-colisão, que faz análise de imagem com câmera + radar (ele consegue diferenciar pedestres, veículos e outros obstáculos). Se ele calcula que vai colidir com algo vindo em sua direção, o carro freia sozinho. Em carros de marcas mais populares com frenagem de emergência o veículo só freia se o obstáculo já tiver na frente, e daí às vezes é tarde demais pra evitar a batida.

      • MonHoe

        Isso foi apenas sarcasmo e deboche, esse carro deveria vir de série com os sensores e câmeras que são itens baratos

        • th!nk.t4nk

          Os sensores e câmeras sim, mas o caro é o desenvolvimento na programação. A Audi tem um time enorme só pra isso, é um dos setores onde eles mais despejam grana. Os carros ficam anos circulando por diversos países pra ajuste fino, é um investimento considerável. De qualquer forma esse pacote aí na Europa custa 1500 €, um valor “ok”. Mas no Brasil sobe demais depois de todas as conversoes e impostos (fora o lucro extra deles no país, claro, porque todo mundo quer tirar uma casquinha quando se trata de um mercado fechado).

  • Robson Mauricio

    Com certeza um dos carros mais bonitos vendido na atualidade….Esse A5 Sportback é um espetáculo, não tem o que falar!!

    • Nique

      Certeza, pra mim o A5 Sportback sem sombra de dúvidas um dos sedans mais bonitos do mundo.

  • oloko

    Esse ambition plus deve ta uns 300k e não esses 268k

  • Audi a5

    Tive um 2014, ambiente. Um dos carros com mais “chão” que já vi. Rigidez torcional e estabilidade incríveis. Mas o câmbio CVT arruinava o carro. Na cidade a condução era péssima: lag enorme na arrancada e nenhum “creeping”. Tira o pé e o carro volta. Na estrada era bem suave. Com remap APR ficou muito forte. Um torpedo. Mas o lag e a falta de creeping continuou.

    • afonso200

      mas esse CVT foi uma boa saida pra quem nao queria ter o alto custo (dor de cabeça) de um possivel conserto do cambio DSG da versao Ambition…..alias esse CVT da Ambiente ele simula marchas ou é um CVT convencional

    • Faheina

      Impressionei me com a largura dos pneus traseiro. Aprecia de eu buggy de tao largos. Muito no chão e o controle de tração q vibrava o volante se estivesse o mínimo desalinhado na saída do sinal

  • Faheina

    O melhor que já dirigi e o que mais causa virada de pescoço tbm. Era um sportback primeira geração.
    Foi o carro escolhido pra levar a noiva do meu primo.
    E eu óbvio q dispensei o chofer pra ficar o dia com ele kkkkkkk pena q não pude levar os noivos pra lua de mel kkkk iria com prazer

  • Vinicius Lima Santos

    Alguem tem ideia do custo para se manter um A4 ou A5 por ano? Falando em revisoes , cesta de peças, etc.
    Usado, obvio. Não pela concessionaria.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email