
No começo dos anos 2000, a Audi tinha somente dois carros feitos inteiramente em alumínio e um deles era o suntuoso A8. Já o segundo era o compacto A2, uma ideia ousada e revolucionária da marca alemã.
Lançado há 25 anos, o Audi A2 chamou a atenção por sua inovadora carroceria de alumínio, sendo ele um carro compacto muito mais leve que o VW Polo, seu equivalente.

Mais aerodinâmico e econômico em termos de consumo, o A2 se tornou um desses carros disruptivos que muitos gostariam de ter na garagem, com soluções incomuns e uma atração emocional singular.
O A2 tinha cinco opções de motorização e uma delas era o diesel 1.2 TDI, que causou sensação como o primeiro carro de quatro portas e consumo de 33,3 km/l.
Veja também
Por cinco anos, o A2 foi um carro fora da curva e, para quem não buscava a mesmice, ele era um prato cheio. Todavia, ser “diferente” num mundo de similares não é boa coisa e a Audi encerrou a produção em 2005, após 176.377 unidades construídas.

Com 3,83 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,55 m de altura, o A2 tinha entre eixos curto, com somente 2,40 m, como era a base clássica dos Volkswagen a ar.
Ele foi produzido unicamente em Neckarsulm, Alemanha, mas sua proposta continuou a ser cativante dentro da Audi, tanto que a marca tentou trazê-lo de volta em outras formas nos anos seguintes, até que conseguiu.

Todavia, do inovador Audi A2 ao crossover atual, muito tempo se passou e o alumínio virou aço estampado, enquanto o hatch passou a ser um crossover descolado.
Apesar de já visto em testes por aqui, o atual Audi A2 atual nunca chegou aos consumidores brasileiros, que dirá o antigo, que era ainda mais complexo, feito em liga muito mais leve.
Primeiro carro compacto na história automotiva recente, sua carroceria, feita inteiramente de alumínio, incluindo todas as quatro portas e a tampa traseira, pesava apenas cerca de 153 kg.

Isso era cerca de 60% do peso da carroceria de um sedã comparável com uma carroceria de aço convencional.
No total, o Audi A2 teve dois motores a gasolina e três a diesel, com blocos de três ou quatro cilindros em linha, além de transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias